Investimentos visam ampliar cobertura e proteger os recursos hídricos locais
O cuidado com o meio ambiente, especialmente no que diz respeito ao tratamento do esgoto gerado diariamente, é uma prioridade crescente em Tubarão. Atualmente, cerca de 45% do esgoto do município é tratado, com a meta ambiciosa de atingir 98% de cobertura até 2033. Este avanço é essencial para garantir a qualidade da água dos rios que cortam a cidade, protegendo tanto o meio ambiente quanto a saúde pública.
Marcelo Matos, diretor da Tubarão Saneamento, destaca a importância do tratamento de esgoto para o município. "São dois serviços separados: água e esgoto. Por isso que na fatura vêm dois serviços descritos. Após distribuir a água tratada, temos que coletar esse esgoto, que é algo novo para a cidade de Tubarão. Coletamos na casa do usuário, levamos para as estações elevatórias e, depois, para a estação de tratamento, que purifica esse esgoto e o devolve à natureza."
Como parte dos esforços para ampliar a infraestrutura de saneamento, a cidade de Tubarão deve receber uma nova estação de tratamento de esgoto até o final de 2024. Este projeto faz parte de um investimento total de R$ 500 milhões pela concessionária, a ser realizado até 2042. No total, estão previstas a construção de quatro estações de tratamento para atender ao crescimento populacional e garantir que a meta de cobertura seja atingida.
Com a segunda estação de tratamento de esgoto já em fase de instalação, Tubarão dá passos importantes em direção a um futuro mais sustentável, onde o tratamento de esgoto contribui para a preservação dos recursos hídricos e a melhoria da qualidade de vida da população.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J