Terça, 19 de outubro de 2021
Buscar
Fechar [x]
GERAL
10/02/2021 12h49

Histórias de vida! Goleiro de Criciúma abre mão do futsal para ingressar no seminário

Jackson inclusive despertou a atenção de outros clubes. Mas a bola, sonho de criança e da família, foi trocada por um chamado de Deus

O coração, muita vezes, coloca as pessoas em situações delicadas, quando são obrigadas a tomarem decisões difíceis e escolher um caminho a seguir. Quantas vezes você já parou e se perguntou: “Agora, qual a melhor escolha?”. Para um cristão como Jackson Sant’Anna, a resposta foi simples: “Ouvir a voz do Senhor tocar no coração”.



Foi assim que o ex-goleiro da equipe de futsal da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma/Associação de Pais e Atletas São Bento (Apasb) concretizou, aos 17 anos, uma das decisões mais importantes de sua vida. Isso aconteceu recentemente, no último dia (2). O jovem abriu mão da carreira de atleta para ingressar no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Caravaggio.



urante a Missa de Envio, na paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Demboski, em Içara, o garoto criciumense, morador do bairro Cristo Redentor, emocionou pais, familiares, amigos e ex-colegas de clube. “Minha família de início ficou assustada, pois sempre sonhou em me ver jogador, onde poderia ajudá-los melhor financeiramente, mas respeitaram minha decisão, e estão muito felizes com minha escolha. Meus irmãos e meus pais não sabem explicar a felicidade que estão sentindo”, destacou.



Depois da bela celebração, o jovem ficou com seus familiares até este último domingo (7). Agora já vicencia sua experiência vocacional.



A bola e a religiosidade caminhando juntos

Aos 8 anos, o menino Jackson dava seus primeiros passos nas quadras da cidade. “Comecei jogando na linha e depois fui pro gol, pois era péssimo”, lembra. Só que antes disso, ainda quando passeava no colo de sua mãe, o garoto já conhecia o caminho de Deus. “Minha trajetória na igreja foi desde muito pequeno, quando ela me colocava no colo e me levava nas missas”.



A primeira grande decisão da vida do goleiro foi logo aos 10 anos. Em uma final, muitos arqueiros sonham em defender o pênalti do título, mas Jackson sonhava diferente: receber a primeira comunhão. Isso mesmo!



No dia da final de um campeonato Sul-Brasileiro, representando Forquilhinha, teve a celebração de sua primeira eucaristia. E qual foi a escolha de Jackson? O próprio atleta responde: “Cristo desde esse tempo sempre falou mais alto. Lembro-me como hoje, meu treinador me trazendo de Camboriú embora”.



A ida para os gramados e o retorno ao futsal

Dos 12 aos 16 anos, o jovem defendeu as categorias de base do Criciúma Esporte Clube, conquistando resultados expressivos pelo Tigre, sendo vice-campeão catarinense em 2017 e 2018, quando foi eleito melhor goleiro do certame.



No ano seguinte, o goleiro largou o futebol de campo, mas ainda não foi por sentir o chamado vocacional de Deus. “Novamente voltei para o futsal, por decisão própria, principalmente pela questão da minha estatura ser adequada para a modalidade”, lembrou.



Na mesma temporada defendeu o time de Timbó e foi campeão da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) por Jaraguá do Sul, conquistando o título sobre Criciúma. Quis o destino que em 2020 Jackson retornasse para sua cidade e faria história sendo campeão estadual Sub-17 e melhor goleiro da competição.



Vai ou fica de vez? Atleta desperta a atenção de clubes

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sua atuação como goleiro no título criciumense despertou interesse de outros clubes em contarem com o atleta. Segundo o técnico da FME/Apasb, Alexandre Verdieri, uma das equipes interessadas seria do JEC/Krona, que disputa a Liga Nacional de Futsal. “Ele sempre foi um guri que trabalhou muito e tem um enorme potencial. Ficamos tristes por perdermos um grande goleiro, mas extremamente felizes por ser uma escolha tão grandiosa”, destacou o comandante.



Para a Irmã Marilde Ilkiu, diretora do Colégio São Bento, que há anos toca o futsal criciumense, a escolha do seminarista é comemorada. “Em um mundo em que te oferece muitas outras propostas, ele largou tudo para seguir um chamado. Podemos dizer que o Jackson deixou as riquezas do mundo para buscar a riqueza de Deus”, enfatizou.



A religiosa acredita ainda que a escolha do garoto pelo seminário pode contribuir como incentivo para outras pessoas. “Que ele dê o seu testemunho sempre, para que mais jovens criem coragem”, reforça Irmã Marilde.



O Sim e quando aconteceu o chamado de Deus

O retiro Vinde e Vede, realizado anualmente em época de Carnaval pela Renovação Carismática Católica (RCC) de Criciúma, é sempre marcado por muitos testemunhos. O de 2020 marcou a vida de Jackson. “Foi neste evento que Deus me chamou de uma forma inexplicável”, recorda.



Com a aproximação de padres e seminaristas, seu coração foi ficando inquieto e sentiu o verdadeiro significado do sacerdócio. “Quando percebi tudo isso, fui me aproximando e me apaixonando ainda mais pela igreja. Deus foi moldando o meu coração conforme ele queria, a partir disso comecei a ficar inquieto, necessitando dar meu sim para Ele”.



Depois desse “Sim”, o seminarista então inicia sua trajetória sacerdotal e assim como o menino Jackson sonhava, ele também continua almejando grandes coisas para sua vida. “Meu maior sonho agora é poder ir bem nos estudos e conseguir ser um bom seminarista. Sei que o caminho é árduo, são duas faculdades, mas com perseverança e muita fé irei alcançar meu objetivo maior. E que um dia Deus me conceda a graça de eu estar no altar do Senhor, recebendo o óleo ungido nas mãos e ser sacerdote eternamente”, finalizou.



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/HeG3PqbYKi46U6f677uvai


Fonte: FJR Sports/Fabrício Júnior e Pascom da Paróquia Nossa Senhora Aparecida Içara
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.