Domingo, 04 de maio de 2025
Buscar
Fechar [x]
GERAL
31/10/2021 14h18

Halloween é uma festa que já dura 3 mil anos

A tradição do Halloween foi passada de geração para geração

O Halloween, chamado de Dia das Bruxas no Brasil, é uma festa com temas sombrios e comemorada anualmente em 31 de outubro.



A palavra Halloween é uma abreviação da expressão 'All Hallows Eve' pela junção das palavras hallow, que significa "santo", e eve, que significa "véspera", pois ocorre no dia anterior à celebração do Dia de Todos os Santos.



Origem

A festa do Halloween possui grande trajetória, por ser uma prática de mais de 3 mil anos. Ela surgiu com os celtas, povo que acreditava em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza.



Os celtas celebravam o festival de Samhain, o qual tinha a duração de três dias, com início em 31 de outubro. Nele, além de se comemorar o fim do Verão, comemorava-se a passagem do ano celta, que tinha início no dia 1 de novembro.



Acreditava-se que nesse dia, os mortos se levantavam, por esse motivo eram usadas fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos.



Mais tarde, durante a Idade Média, a Igreja começou a condenar o evento, e daí surgiu o nome “Dia das Bruxas”. Durante a era Medieval, os curandeiros eram considerados bruxos e por se posicionarem contra a Igreja eram queimados na fogueira.



Assim, na tentativa de afastar o caráter pagão da festa, a Igreja promoveu alterações no calendário, de modo que o Dia de Todos os Santos passou a ser comemorado no dia 1 de novembro, o que antes acontecia no dia 13 de maio.



 







Como iniciou o Halloween nos Estados Unidos

Com a colonização das terras americanas por irlandeses, a tradição foi incluída na cultura da América. A festa e histórias de Halloween foram passadas de geração para geração, e não se tem nada escrito sobre.



Nos Estados Unidos, a tradição do Halloween é muito forte. Lá as crianças usam fantasias e batem nas portas das casas dizendo a tradicional frase: “doce ou travessura?” (trick or treat, em inglês). As casas e as ruas ficam decoradas com temas sombrios (bruxas, caveiras, múmias, vampiros, fantasmas, etc.). Uma das marcas mais emblemáticas da festa são as grandes abóboras com rosto e com velas dentro.



Atualmente, a comemoração possui um grande valor comercial e a data é feriado. Além dos Estados Unidos, a festa foi aderida por diversos países do mundo, como Brasil.





 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

História do Halloween no Brasil

Ainda que no Brasil o Halloween não tenha grande destaque, existem muitas festas temáticas que ocorrem no dia 31 de outubro, como o resgate de figuras folclóricas com intuito de enfatizar as tradições brasileiras. O Dia do Saci foi introduzido em 2003 através do Projeto de Lei Federal n.º 2.762 para ser comemorado no mesmo dia do Halloween. 



A vinda do Halloween no Brasil teve grande influência devido aos cursos de idiomas no País, que com seus alunos comemoram a data. Há cerca de 20 anos esta tradição vem ganhando força entre as crianças no Brasil.



Tradições e símbolos

O pedido de doces realizado pelas crianças está relacionado com a antiga tradição celta. Como forma de apaziguar os espíritos maus, as pessoas lhes ofereciam comida. As mulheres celtas faziam um bolo chamado “bolo da alma”.



Já a tradição da vela dentro da abóbora vem do folclore da Irlanda e está relacionada com a figura de “Jack da lanterna”. Tendo em conta a abundância de abóboras na época da festa nos Estados Unidos, elas tomaram conta da decoração.



 







Halloween atualmente

Atualmente, o festival tem diferentes finalidades: celebra os mortos ou a época de colheita, e marca o fim do Verão e o início do Outono no hemisfério norte. Ao mesmo tempo, vem ganhando novas formas e dando a oportunidade para que adultos brinquem com seus medos e fantasias.



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/JBufyOx032T3Jer1iObXse


Fonte: Toda Matéria
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.