Terça-feira, 23 de setembro de 2025
Buscar
Fechar [x]
GERAL
23/09/2025 08h21

Greve na Celesc tem adesão em várias regiões de SC

Trabalhadores rejeitaram proposta da empresa e mantêm paralisação, afetando atendimentos presenciais, mas serviços emergenciais seguem garantidos

Foto: Reprodução

Os trabalhadores da Celesc paralisaram as atividades na manhã desta segunda-feira (22), em diferentes regiões de Santa Catarina. A greve havia sido aprovada em assembleia realizada na última quarta-feira (17) e atinge unidades da empresa em todo o Estado.



De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Eletricitários (Intercel), 90% da categoria aderiu ao movimento, que reivindica melhores salários e igualdade de direitos para todos os empregados. Já a Celesc informa, com base em relatório interno, que 64% dos funcionários estão em greve.



Na última sexta-feira (19), ocorreu uma rodada de negociação em que a empresa apresentou proposta de reajuste em todas as cláusulas financeiras. No entanto, a categoria rejeitou a oferta por ampla maioria, pedindo também a retomada de direitos retirados em acordos anteriores. Ainda não há previsão de encerramento da paralisação.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Posição da Celesc



Em nota, a companhia declarou que lamenta a decisão dos trabalhadores e ressaltou que as negociações ocorrem desde 28 de agosto. A proposta mais recente, segundo a empresa, trouxe avanços como aumento do vale-alimentação, concessão de um vale extra no início de 2026, reajuste salarial conforme a inflação e atualização dos auxílios pelo mesmo índice.



A Celesc também destacou compromissos com estabilidade no quadro de pessoal e manutenção de programas de saúde, bem-estar e acessibilidade.



Impactos no atendimento



A greve afeta principalmente os serviços presenciais. Parte das lojas de atendimento da Grande Florianópolis segue aberta, mas com equipe reduzida. Já unidades em cidades menores, como Canelinha, São João Batista, Nova Trento e Alfredo Wagner, estão fechadas nesta data.



Nos setores operacionais, há adesão total em diversas regiões, incluindo Tijucas, Palhoça e municípios do interior. Apesar disso, equipes de eletricistas permanecem mobilizadas para atender ocorrências emergenciais e garantir a continuidade de serviços essenciais.



Na região de Blumenau, as lojas físicas estão temporariamente fechadas, mas os atendimentos emergenciais seguem mantidos.



Alternativas ao consumidor



A Celesc orienta que os clientes utilizem os canais digitais e totens instalados em locais públicos para acessar serviços como emissão de segunda via de fatura, pagamento via PIX ou cartão e outros atendimentos. O contato pode ser feito também pelo aplicativo (iOS e Android), site oficial, WhatsApp (48 99860-0067) e telefone 0800 048 0120.



 



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.