Domingo, 21 de julho de 2024
Buscar
Fechar [x]
GERAL
04/07/2024 11h30

Governo e BC aprovam regras que vão permitir Pix por aproximação

Conselho Monetário Nacional alterou regras para permitir que Pix seja inserido em carteiras de pagamento pelo celular, sem necessidade de abrir o aplicativo do banco

Foto: Reprodução

Sucesso absoluto, o Pix deve ficar mais fácil de usar. O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiram alterar regras para permitir a simplificação no uso do sistema de pagamentos instantâneos, inclusive possibilitando o pagamento por aproximação. O BC ainda não informou a data de lançamento, mas quando a função estiver disponível para o público não será mais necessário abrir o aplicativo do banco para realizar um Pix.

As alterações foram realizadas nas normas do Open Finance e vão permitir, além da simplificação do uso do Pix, a ampliação do escopo de instituições que são obrigadas a participar do Open Finance, assim como a criação da estrutura de governança definitiva do ecossistema.

Em relação à simplificação da jornada de iniciação de pagamentos, as novas regras do Open Finance irão diminuir etapas nos pagamentos online e possibilitarão a oferta de Pix nas carteiras digitais, as chamadas wallets. A mudança abrirá espaço para a realização de pagamentos por aproximação com o Pix, permitindo que o usuário realize a transação sem a necessidade de acessar o aplicativo de sua instituição financeira.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As novas regras ampliam o escopo de instituições que participam do ecossistema do Open Finance, passando a abranger instituições financeiras que são relevantes em segmentos, como por exemplo investimento e operações de câmbio. Segundo o BC, a base de potenciais clientes beneficiados pelo Open Finance vai alcançar 95% dos usuários do Sistema Financeiro Nacional.

O Banco Central também aprovou a estrutura definitiva de governança do Open Finance pavimentando o seu desenvolvimento mais rápido. Essa governança definitiva passará a ter personalidade jurídica e estrutura organizacional próprias.

O Open Finance já permite que os consumidores brasileiros tenham acesso a múltiplos benefícios gerados por soluções criadas pelas instituições participantes, como agregadores e gerenciadores financeiros; oferta de crédito mais barato; maior facilidade para portabilidade de crédito e de salário; economia com cheque especial; e oferta de melhores oportunidades de investimentos.

Conforme o BC, a partir do Open Finance, as instituições financeiras irão criar Super Apps, consolidando todas essas soluções e informações em um único aplicativo, facilitando ainda mais a experiência do cliente e a oferta de novos produtos e serviços financeiros.



 



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J 


Fonte: Com informaçõesde O Globo.
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.