Ação em Armazém beneficiou produtores de oito municípios da região e reforçou a defesa da produção local de tilápia
Foto: Hora Hiper
O secretário executivo de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo, participou nesta segunda-feira (15) de uma solenidade em Armazém para a entrega de kits de pesca voltados ao fortalecimento da piscicultura, especialmente da produção de tilápias. A iniciativa beneficiou produtores dos municípios de Armazém, Braço do Norte, Grão-Pará, Orleans, Rio Fortuna, São Ludgero, São Martinho e Santa Rosa de Lima.
Os kits entregues incluem esteiras, caixas plásticas, redes e balanças, equipamentos que auxiliam principalmente na despesca, melhoram a produtividade e trazem mais eficiência ao trabalho dos piscicultores. A ação integra o conjunto de políticas do Governo do Estado voltadas ao fortalecimento da aquicultura e da pesca catarinense.
Durante o evento, o secretário destacou que o apoio ao setor vai além da entrega de equipamentos. Segundo ele, o Estado deve publicar nos próximos dias uma portaria que proíbe a comercialização de tilápia importada, especialmente de países da Ásia, como o Vietnã. A medida busca proteger a produção local, os empregos gerados pela cadeia produtiva e a sanidade animal.
A preocupação do governo estadual envolve tanto a possibilidade de dumping, com a entrada de produtos a preços abaixo do mercado, quanto o risco sanitário, já que há registros internacionais do vírus da tilápia em países exportadores. Mesmo com o risco reduzido no caso de filés, o Estado optou por uma postura preventiva, considerando experiências anteriores, como os prejuízos causados à carcinicultura catarinense pela chegada do vírus da mancha branca.
Frigo ressaltou ainda que a defesa da piscicultura faz parte de uma estratégia mais ampla do governo catarinense, que inclui programas de financiamento, investimentos em genética por meio da Epagri, entrega de equipamentos para a pesca artesanal e atuação firme na regulamentação e defesa de espécies e modalidades de pesca no Estado.
Entre as ações recentes, o secretário citou avanços na pesca da tainha, da lula e a regulamentação da pesca do burriquete-miraguaia, sempre com base em estudos técnicos e científicos.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.