Ministro de Minas e Energia afirma que país tem segurança energética garantida para este ano
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (14) que o Brasil não precisará adotar o horário de verão em 2025. Segundo ele, o governo está “completamente seguro” quanto à estabilidade do sistema elétrico nacional, graças ao bom desempenho das hidrelétricas e ao planejamento estratégico conduzido nos últimos anos.
Silveira explicou que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico se reúne mensalmente e avaliou que o país tem segurança energética “completa e absoluta” para este ano. O ministro destacou ainda que o uso de fontes renováveis, como energia solar e eólica, embora limpas, são intermitentes e exigem investimentos em tecnologias de armazenamento. “Vamos lançar nosso leilão de baterias ainda este ano, para literalmente armazenar vento e sol”, afirmou.
Durante participação no programa Bom Dia, Ministro, o titular da pasta também comentou os recentes apagões registrados em países europeus, como Portugal e Espanha, que enfrentaram dificuldades por conta da instabilidade nas fontes renováveis. Ele ressaltou que o Brasil possui um sistema energético robusto e bem planejado, o que garante tranquilidade mesmo em períodos de maior consumo.
Apesar de descartar a necessidade do horário de verão neste momento, Silveira afirmou que o governo estaria pronto para retomá-lo, caso fosse preciso. “Se faltar energia, temos coragem absoluta de implementar qualquer medida necessária”, concluiu.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.