Terça, 23 de julho de 2024
Buscar
Fechar [x]
GERAL
21/06/2024 07h15

Governo de SC autoriza a concessão de uso e exploração do Mirante da Serra do Rio do Rastro

A iniciativa faz parte de um plano estratégico para melhorar a infraestrutura e atrair ainda mais visitantes

Foto: SECOMSC

O Governo de Santa Catarina anunciou nesta quinta-feira, 20, que assinou o decreto autorizando a concessão do Mirante da Serra do Rio do Rastro, um dos pontos turísticos mais icônicos do estado.

A iniciativa faz parte de um plano estratégico para melhorar a infraestrutura e os serviços oferecidos aos visitantes. O evento aconteceu no Mensageiro da Montanha e reuniu diversas autoridades locais e estaduais.

“Vamos colocar a Serra Catarinense no patamar que ela merece. Temos cidades com vários locais de visitação, bons vinhos e uma culinária espetacular. Precisamos divulgar mais tudo isso e atrair mais turistas para a região. Esse passo que estamos dando hoje aqui com o mirante é o início da transformação que vamos fazer”, disse o governador Jorginho Mello.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A concessão visa atrair investimentos privados para modernizar o local, implementar novos serviços e potencializar o turismo na região.

O edital prevê a administração, operação e manutenção com a expectativa de investimentos significativos em infraestrutura e serviços.

O Governo do Estado ouviu as demandas das comunidades envolvidas, por meio de audiência pública, e fez a reestruturação do projeto, que havia sido iniciado em 2021. A AMURES – Associação dos Municípios da Serra Catarinense também auxiliou na elaboração da minuta da licitação.

Na Parceria Público-Privada a empresa vencedora será obrigada a investir parte da sua receita em ações de conscientização e preservação do meio-ambiente.

A licitação prevê ainda que o projeto terá que garantir a proteção ao meio ambiente e acesso gratuito dos visitantes ao mirante.

A expectativa é que o processo de concessão atraia empresas com experiência em gestão de destinos turísticos, garantindo um serviço de qualidade e sustentável.

Segundo o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, a concessão do Complexo do Mirante da Serra do Rio do Rastro faz parte de uma série de ações voltadas para fortalecer o turismo em Santa Catarina, valorizando seus recursos naturais e culturais.

Em breve o edital estará disponível para consulta pública e as empresas interessadas poderão apresentar suas propostas nos próximos meses. Com a conclusão do processo, o governo espera que as obras de melhoria comecem ainda este ano, transformando o Mirante da Serra do Rio do Rastro em um destino turístico de referência nacional e internacional.

 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J  


Fonte: Redação/Governo do Estado
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.