Uma comitiva catarinense esteve presente, prefeito de Tubarão saiu otimista
Uma reunião foi realizada ontem à tarde (13) no Ministério de Minas e Energia, em Brasília, para buscar alternativas para evitar a desativação do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo. O encontro teve a participação de uma comitiva catarinense formada por deputados, senadores, prefeitos e representantes da indústria carbonífera.
O governador Carlos Moisés reforçou o pedido de novos leilões de energia para permitir outros investimentos na região, com usinas mais modernas. O chefe do Executivo apresentou ainda outras alternativas para evitar a desativação do complexo.
Entre estas, passar os ativos a um novo controlador, usar os cerca de 10% da glosa atual do carvão, de acordo com a resolução 500 da Aneel, para criação de um fundo para recuperação ambiental da região e postergar a Conta de Desenvolvimento Energético para o carvão mineral nacional, setor que emprega mais de 27 mil pessoas no Sul do estado.
O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, participou doa reunião. Ele saiu otimista, afirmou que o Ministério teve a dimensão do problema e reiterou seu compromisso de apresentar até 180 dias uma solução para a questão.