Terça, 28 de setembro de 2021
Buscar
Fechar [x]
GERAL
28/01/2021 11h45

Gestão do Bem Estar Animal, em Laguna, assume a pasta com novos desafios

Cachorros, gatos, cavalos ou botos! Intenção é tornar a cidade mais solidária

Cachorros, gatos, cavalos ou botos! A nova gestão do Bem Estar Animal, em Laguna, assume a pasta com o desafio de tornar a cidade mais solidária aos animais. 



A gerente Claudia Regina Carvalho Pereira destaca que o primordial será intensificar a castração em cachorros e gatos de rua, além de promover ações de educação e respeito a todos os animais.



“Nosso primeiro passo foi o pedido de uma licitação para que a prefeitura realize castrações para animais abandonados, em situação de rua, os que estão em casa de protetores e para as famílias de baixa renda. Estamos tentando viabilizar parcerias com clínicas e até instituições de ensino para que seja feito o processo”, afirma Claudia. Após a esterilização, o objetivo da pasta é retomar com as implantações de microchipagem em animais para que continuem sendo monitorados pela Gerência de Bem Estar Animal.




Médio porte e cavalos

Aos animais de médio porte e cavalos, a prefeitura pretende seguir com as ações de proteção que já vinham sendo realizadas. “Uma equipe recolhe estes animais que ficam soltos e os levam para um espaço adequado para serem tratados até que se encontre os donos. Nossa ideia é ampliar essa ação com um projeto de educação com crianças e cidadãos do município para ensinar os cuidados com estes bichos”, confirma a gerente

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O projeto educativo de proteção animal faz parte do planejamento do governo municipal. “A causa animal tem sido um grande entrave para todas as gestões, porém estamos demandando ações para minimizar o sofrimento causado pelo abandono, assim, com ajuda da secretária de Educação estamos elaborando um projeto educacional a fim de desenvolver a conscientização entre nossas crianças”, destaca o prefeito Samir Ahmad.




Auxílio às ONGs

Além do planejamento social, a pasta também está disponível para auxiliar ONGs do município e investigar os casos de denúncias de maus-tratos aos animais. A assessora da gerência, Camila Teixeira, explica como funciona este resgate. 



“Nesta semana recebemos a queixa de um cachorro que estaria sendo agredido pelo dono. Fomos até o local para averiguar e percebemos que o cão não estava sendo maltratado, mas a segurança do animal estava sendo negligenciada porque ele tinha acesso à rua. Notificamos o responsável que se comprometeu em deixar o animal dentro do pátio cercado”, explica. A equipe pretende retornar ao local para fiscalizar.



As delações de maus-tratos animais podem ser realizadas de forma anônima pelo 193, ou pelo telefone do Bem Estar Animal (48) 3644-0013. 

Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.