Cachorros, gatos, cavalos ou botos! Intenção é tornar a cidade mais solidária
Cachorros, gatos, cavalos ou botos! A nova gestão do Bem Estar Animal, em Laguna, assume a pasta com o desafio de tornar a cidade mais solidária aos animais.
A gerente Claudia Regina Carvalho Pereira destaca que o primordial será intensificar a castração em cachorros e gatos de rua, além de promover ações de educação e respeito a todos os animais.
“Nosso primeiro passo foi o pedido de uma licitação para que a prefeitura realize castrações para animais abandonados, em situação de rua, os que estão em casa de protetores e para as famílias de baixa renda. Estamos tentando viabilizar parcerias com clínicas e até instituições de ensino para que seja feito o processo”, afirma Claudia. Após a esterilização, o objetivo da pasta é retomar com as implantações de microchipagem em animais para que continuem sendo monitorados pela Gerência de Bem Estar Animal.
Médio porte e cavalos
Aos animais de médio porte e cavalos, a prefeitura pretende seguir com as ações de proteção que já vinham sendo realizadas. “Uma equipe recolhe estes animais que ficam soltos e os levam para um espaço adequado para serem tratados até que se encontre os donos. Nossa ideia é ampliar essa ação com um projeto de educação com crianças e cidadãos do município para ensinar os cuidados com estes bichos”, confirma a gerente
O projeto educativo de proteção animal faz parte do planejamento do governo municipal. “A causa animal tem sido um grande entrave para todas as gestões, porém estamos demandando ações para minimizar o sofrimento causado pelo abandono, assim, com ajuda da secretária de Educação estamos elaborando um projeto educacional a fim de desenvolver a conscientização entre nossas crianças”, destaca o prefeito Samir Ahmad.
Auxílio às ONGs
Além do planejamento social, a pasta também está disponível para auxiliar ONGs do município e investigar os casos de denúncias de maus-tratos aos animais. A assessora da gerência, Camila Teixeira, explica como funciona este resgate.
“Nesta semana recebemos a queixa de um cachorro que estaria sendo agredido pelo dono. Fomos até o local para averiguar e percebemos que o cão não estava sendo maltratado, mas a segurança do animal estava sendo negligenciada porque ele tinha acesso à rua. Notificamos o responsável que se comprometeu em deixar o animal dentro do pátio cercado”, explica. A equipe pretende retornar ao local para fiscalizar.
As delações de maus-tratos animais podem ser realizadas de forma anônima pelo 193, ou pelo telefone do Bem Estar Animal (48) 3644-0013.