Sábado, 20 de junho de 2026
Buscar
Fechar [x]
GERAL
19/06/2026 14h39
Por: Redação

Frio histórico? Inverno começa com temperaturas negativas e chance de neve em SC

Massa de ar polar avança sobre Santa Catarina nos primeiros dias da estação e pode provocar precipitação invernal nas áreas mais altas do estado

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/GovSC

O inverno de 2026 começa oficialmente neste domingo (21) no Hemisfério Sul trazendo um cenário típico da estação em Santa Catarina: frio intenso, temperaturas negativas e possibilidade de fenômenos como neve, geada e chuva congelada. A previsão da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC/SC) indica que uma forte massa de ar polar deve avançar sobre o estado já nos primeiros dias da nova estação.



Segundo os meteorologistas da Defesa Civil, o período mais frio está previsto entre segunda-feira (22) e terça-feira (23), quando a combinação entre umidade e ar gelado pode favorecer a ocorrência de precipitação invernal de forma isolada nas áreas mais elevadas do Planalto Sul.



A expectativa é de que a primeira semana da estação seja marcada por uma onda de frio, com temperaturas mínimas abaixo do padrão climatológico por vários dias consecutivos.



De acordo com o meteorologista da Defesa Civil, Caio Guerra, a condição pode provocar temperaturas negativas desde o Oeste até os Planaltos catarinenses.



A última semana do outono já deu uma amostra do que está por vir. Na quinta-feira (18), Bom Jardim da Serra registrou a menor temperatura do ano em Santa Catarina, com impressionantes -7,3°C. Em Urubici, os termômetros marcaram -3,83°C, enquanto em Urupema a mínima foi de -2,82°C.



Antes da chegada da massa de ar polar, uma frente fria entre sexta-feira (19) e sábado (20) deve provocar chuva em diversas regiões do estado.



Com a passagem do sistema, a manhã de domingo (21), primeiro dia do inverno, será de frio intenso. No Alto Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis Serrana, as temperaturas podem ficar próximas de 0°C. Já no litoral, os termômetros devem registrar marcas inferiores a 5°C em algumas localidades.



Apesar do frio forte neste início de estação, a Defesa Civil destaca que o comportamento do inverno catarinense em 2026 será influenciado pelo fenômeno El Niño.



Tradicionalmente, o inverno é a estação mais fria e seca do ano em Santa Catarina. No entanto, a atuação do El Niño deve aumentar a frequência das chuvas e reduzir a duração dos episódios de frio intenso.



Segundo os meteorologistas da Defesa Civil, as massas de ar frio continuarão chegando ao estado, mas os períodos de baixas temperaturas tendem a ser menos persistentes.



A previsão também aponta aumento dos dias chuvosos principalmente a partir da segunda quinzena de julho. Os impactos mais significativos do El Niño, porém, devem ocorrer na primavera, especialmente entre outubro e novembro.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A precipitação invernal reúne diferentes fenômenos causados pelas baixas temperaturas:




  • Neve: formação de flocos de gelo ainda nas nuvens antes de atingir o solo;

  • Chuva congelada: gotas congelam dentro das nuvens e chegam ao chão em estado sólido;

  • Chuva congelante: gotas permanecem líquidas abaixo de 0°C e congelam ao tocar superfícies frias;

  • Sincelo: congelamento da água sobre plantas e objetos, mesmo com vento;

  • Geada: congelamento do orvalho em noites frias e sem vento;

  • Geada negra: ocorre quando o frio intenso congela a seiva das plantas, geralmente acompanhado de vento forte.



A Defesa Civil recomenda atenção especial durante os períodos de baixas temperaturas:




  • Proteger idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias ou cardiovasculares;

  • Acompanhar diariamente os avisos meteorológicos oficiais;

  • Redobrar os cuidados nas rodovias devido ao risco de gelo na pista e nevoeiros;

  • Monitorar as condições do mar antes de atividades de pesca e navegação;

  • Manter-se aquecido e evitar exposição prolongada ao frio intenso.



O inverno de 2026 segue até o dia 22 de setembro, quando começa oficialmente a primavera.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Secretaria de Estado da Proteção Defesa Civil
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.