Estão previstas pancadas intensas, ventos fortes e possibilidade de granizo
Uma frente fria avança pelo oceano e deve provocar uma sequência de dez dias de chuva em várias regiões do Brasil, a partir deste fim de semana. O fenômeno é reforçado pela atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, que deve intensificar as instabilidades, principalmente no Sul e Sudeste.
De acordo com o Climatempo, as chuvas mais fortes começaram na manhã do último sábado (18) no Rio Grande do Sul e avançam para Santa Catarina e Paraná ao longo do dia. Há previsão de ventos que podem ultrapassar 70 km/h, possibilidade de granizo e tempo abafado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para diversas áreas, com previsão de acumulados entre 50 e 100 mm por dia, ventos intensos e risco de queda de energia, alagamentos e danos em plantações.
Em Santa Catarina e no Paraná, os temporais devem ocorrer de forma localizada, principalmente no oeste catarinense e no sul paranaense. Já em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o calor e a alta umidade favorecem a formação de nuvens carregadas, com risco de tempestades, descargas elétricas e ventos fortes.
No Centro-Oeste, as pancadas atingem Mato Grosso do Sul e Goiás. No Nordeste, as chuvas devem ser mais fracas e isoladas, enquanto no Norte há previsão de temporais em Roraima e no norte do Amazonas.
As condições de instabilidade devem persistir pelos próximos dez dias, e a Defesa Civil orienta atenção redobrada para áreas suscetíveis a alagamentos e deslizamentos.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.