Após dias de calor, sistema avança pelo estado e provoca instabilidade em todas as regiões
Foto: Ilustrativa
Depois de um período de sol e calor, o tempo volta a mudar em Santa Catarina entre a noite deste sábado (25) e a próxima terça-feira (28). A aproximação e o avanço de uma frente fria provocam o retorno da chuva em todas as regiões, com risco de temporais isolados, descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo.
As primeiras áreas atingidas serão o Extremo Oeste e Oeste, entre o fim da tarde e a noite de sábado. O sistema avança rapidamente em direção ao Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul durante a madrugada e manhã de domingo (26). No decorrer do dia, a instabilidade se espalha pelo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte do estado, elevando o risco de chuva forte em curtos períodos e temporais localizados.
Entre segunda (27) e terça-feira (28), a frente fria deve permanecer praticamente estacionária sobre Santa Catarina, mantendo o tempo instável e com precipitação contínua. A chuva tende a ser mais persistente e intensa entre o Vale do Itajaí, Planalto Norte, Grande Florianópolis e Litoral Norte, acompanhada de ventos e trovoadas.
Os ventos de nordeste continuam atuando com força entre sexta (24) e sábado (25), com rajadas entre 50 e 70 km/h no Oeste e Sul, e até 80 km/h no Litoral Sul. Essa condição mantém o mar agitado entre o Litoral Sul e Florianópolis, com ondas entre 2,5 e 3 metros e picos de até 3,5 metros em alto-mar. A persistência dos ventos também pode provocar recuo momentâneo da maré, dificultando a entrada e saída de embarcações.
Temperaturas em queda
As temperaturas seguem elevadas até sábado, com máximas entre 30°C e 34°C no Oeste e próximas dos 30°C no Litoral Sul. No domingo (26), o calor se concentra no Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte, onde os termômetros ainda marcam entre 25°C e 30°C. A partir de segunda-feira (27), o avanço da frente fria derruba as temperaturas, especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral, com máximas que não devem ultrapassar os 20°C.
Recomendações da Defesa Civil
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina orienta a população a evitar atividades de navegação, pesca e esportes aquáticos durante o período de mar agitado e ventos fortes. É importante também acompanhar as atualizações de avisos e alertas meteorológicos nos canais oficiais do órgão.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.