Animal foi encontrado desidratado e está em reabilitação no Parque Estadual do Rio Vermelho
Um filhote de toninha, espécie de golfinho em risco de extinção, foi resgatado na praia do Moçambique, em Florianópolis, no último dia 24 de novembro. Com 78 centímetros de comprimento e pesando 5,4 quilos, o animal foi encontrado sozinho e debilitado, sem sinais da mãe. A equipe da Associação R3 Animal, que monitora as praias da região pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), constatou que o filhote estava desidratado e com baixos níveis de glicose.
Após os primeiros cuidados, ele foi levado ao Centro de Reabilitação da R3 Animal, onde está sendo monitorado por veterinários e biólogos. O filhote permanece em uma piscina de água salgada e recebe alimentação especial por sonda, administrada a cada hora, para auxiliar em sua recuperação. Segundo a veterinária Thais Carneiro, o encalhe pode ter ocorrido devido à perda da mãe, possivelmente presa em redes de pesca, uma das maiores ameaças à espécie.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J
As toninhas habitam águas costeiras do Brasil, Uruguai e Argentina e enfrentam diversos riscos, como a captura acidental. Somente em 2024, o PMP-BS registrou a morte de 33 golfinhos nas praias de Florianópolis, sendo 70% deles toninhas.