A palestra integra as ações oferecidas às famílias pelas oficinas dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
Na última terça-feira (29), 36 familiares atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Tubarão participaram de uma palestra sobre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ministrada pela psicóloga e neuropsicóloga Gisele Pickler. Realizado no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), o evento abordou o tema “O Segredo para Educar Filhos com TDAH”, com o objetivo de orientar os familiares sobre o transtorno e estratégias para o desenvolvimento das crianças.
A palestra trouxe uma explicação detalhada sobre o TDAH, que é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por sintomas como desatenção, hiperatividade e impulsividade. Segundo Gisele Pickler, os sintomas se manifestam na infância e não têm cura, mas podem ser tratados com abordagens multidisciplinares, envolvendo diversos profissionais para atender as necessidades específicas de cada caso. Além de destacar os sintomas e subtipos do TDAH, a especialista explicou a importância do diagnóstico e do tratamento precoce, considerando que o transtorno pode impactar diferentes faixas etárias.
Thaise Ribeiro Paes, coordenadora dos CRAS, ressaltou que a palestra integra as ações oferecidas às famílias pelas oficinas dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), promovidos em parceria com as Organizações da Sociedade Civil (OSC) locais, como a Stan, Combemtu e a Fundação Educacional Joanna de Ângelis (Feja). Essas atividades visam apoiar o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e o fortalecimento do vínculo familiar, promovendo informação e acolhimento.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J