O Projeto Bem Cultivar visa fortalecer o turismo de base comunitária integrado à produção de alimentos em Santa Rosa de Lima
O município de Santa Rosa de Lima, no coração das Encostas da Serra Geral, viveu um fim de semana de integração entre natureza, gastronomia e turismo sustentável. Entre os dias 22 e 24 de setembro, a Pousada Doce Encanto foi palco de mais uma edição do “Vem Passarinhar”, evento que une observação de aves e experiências gastronômicas ligadas à agricultura orgânica. A iniciativa integra o Projeto Bem Cultivar, promovido em conjunto pela cooperativa de crédito Cresol Encostas da Serra Geral, Instituto Ceades, Sebrae e, no município, com o apoio da Prefeitura de Santa Rosa de Lima, por meio das secretarias de Agricultura, Indústria e Comércio, e de Juventude, Turismo e Cultura.
A programação de três dias combinou passeios guiados de observação de aves, oficinas culinárias e momentos culturais. O roteiro incluiu trilhas pela mata, café da manhã em formato piquenique nas montanhas de Santa Bárbara, além de uma oficina de panificação com roscas e pães de queijo feitos a partir de polvilho orgânico. À noite, visitantes participaram de uma “corujada”, atividade de observação noturna, seguida por rodas de conversa e convivência ao redor da lareira.
“As pousadas de Santa Rosa se destacam pela receptividade e pela oferta de produtos orgânicos de alta qualidade. O ‘Vem Passarinhar’ mostra a força do turismo de observação de aves na região”, destacou João Gava, coordenador da atividade.
Sabores da terra e hospitalidade familiar
Mais do que observar a rica avifauna local - com mais de cem espécies registradas durante o evento -, os visitantes tiveram a oportunidade de vivenciar a culinária colonial e orgânica preparada pela família Assing, anfitriã da Pousada Doce Encanto.
A participante Krishna Mahon, afirmou ter ficado encantada com a experiência. “A comida estava maravilhosa, preparada com tanto carinho, que nos deliciamos sem moderação. Vou levar para casa as geleias artesanais, que são um verdadeiro espetáculo”, destacou.
Turismo, comunidade e sustentabilidade
O evento reforça o papel de Santa Rosa de Lima como referência no turismo de base comunitária. A visitante Vanessa Bitencourt, de Nova Veneza, ressaltou a importância da participação feminina no setor. “É gratificante ver mulheres protagonizando o acolhimento e a gastronomia. Isso mostra o crescimento da presença feminina no turismo de observação de aves”, enfatizou.
Para Valnério Assing, proprietário da Pousada Doce Encanto, o encontro teve sabor de conquista:
“É gratificante receber visitantes que valorizam nossa biodiversidade e fortalecem o turismo regional. Cada evento como este consolida Santa Rosa como destino de referência, irreversível no caminho do desenvolvimento sustentável”, avaliou.
Projeto Bem Cultivar: integração entre campo e turismo
O “Vem Passarinhar” integra as ações do Projeto Bem Cultivar, que busca fortalecer a agricultura familiar e integrar a produção de alimentos orgânicos ao turismo rural. A iniciativa oferece assistência técnica, incentiva a diversificação das culturas e conecta produtores a novas oportunidades de mercado, ampliando a economia local.
“Nossa prioridade é o turismo de base comunitária, integrado à produção de alimentos, à expressão cultural e ao artesanato. O objetivo principal é estruturar e aprimorar as propriedades para o turismo, estabelecendo uma rede colaborativa, com participação em roteiros turísticos e o desenvolvimento de produtos. São vários serviços, produtos e atividades associadas ao turismo que buscamos desenvolver”, explicou o engenheiro agrônomo Luciano Philippi, coordenador do Projero Bem Cultivar.