Uma fêmea de elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina) foi vista em Garopaba, Santa Catarina, acompanhada de seu filhote recém-nascido
O Instituto Australis, responsável pelo Trecho 2 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), registrou um acontecimento inédito na costa brasileira. Na manhã desta sexta-feira, uma fêmea de elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina) foi vista em Garopaba, Santa Catarina, acompanhada de seu filhote recém-nascido. É a primeira vez que o nascimento de um elefante-marinho é registrado no Brasil.
O filhote provavelmente nasceu durante a noite, já que, no dia anterior, uma fêmea foi avistada sozinha em uma praia próxima. Equipes do PMP-BS/ Udesc estão monitorando os animais, aferindo temperatura e comportamento. Os elefantes-marinhos são normalmente encontrados em regiões mais frias, como o Polo Sul e a costa da Argentina, e sua presença no Brasil é rara.
A Associação R3 Animal, que coordena o Trecho 3 do PMP-BS, reforçou que qualquer tentativa de remoção dos animais seria arriscada. A comunidade local está sendo orientada a manter distância mínima de 50 metros e evitar a presença de animais domésticos nas proximidades, para garantir a tranquilidade da mãe e seu filhote. O monitoramento continuará durante o período em que os animais permanecerem na praia.
As fêmeas desta espécie chegam à maturidade sexual em torno dos 4 anos de idade, podem chegar a 3 metros de comprimento. Os filhotes nascem com média de 45 quilos, e vão engordando rapidamente com a amamentação, em função do leite rico em gordura. Normalmente a mãe amamenta o filhote por cerca de 20 dias, período durante o qual ela fica exclusivamente com o filhote e não se alimenta. Isso faz com que percam bastante peso. Após este período a mãe desmama abruptamente o filhote e segue para mar. Já o filhote ainda fica em terra em torno de 2 meses, em jejum, antes de iniciar sua primeira migração para buscar alimento.
De acordo com a Associação R3 Animal, executora do Trecho 3 do PMP-BS, o resgate ou remoção deste tipo de animal do local não é viável em função do tamanho da fêmea e da presença do filhote, o que tornaria uma operação de remoção arriscada tanto para os animais quanto para a equipe de resgate. Sendo assim, é fundamental que a fêmea tenha tranquilidade e segurança para cuidar do recém-nascido, durante o tempo de permanência no local, por isso pedimos compreensão e apoio da comunidade, para não se aproximar buscando manter uma distância de pelo menos 50 metros e não deixar animais domésticos chegarem ao local. O contato para acionamentos a este tipo de ocorrência pode ser feito pelo número 0800-642-3341.
A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J