Segunda-feira, 29 de novembro de 2021
Buscar
Fechar [x]
GERAL
13/02/2021 20h08

EUA: Trump é absolvido pelo Senado em segundo julgamento de impeachment

Ele era acusado de ter incitado a invasão do Capitólio, em janeiro, que terminou com cinco pessoas mortas

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, foi absolvido no julgamento de impeachment realizado pelo Senado na tarde de hoje. Trump era acusado de ter incitado a invasão do Capitólio, em janeiro, que terminou com cinco pessoas mortas.



No julgamento, 57 senadores votaram pelo impeachment de Trump, 10 a menos do que era necessário para condenar o ex-presidente. A absolvição já era esperada. Foram 50 votos de senadores democratas, partido do atual presidente Joe Biden, e sete de republicanos, partido de Trump.



Outros 43 senadores consideraram Trump inocente. Em comunicado para imprensa, Trump disse que o processo de impeachment foi "mais uma fase da maior caça às bruxas da história do nosso país. Nenhum presidente jamais passou por algo parecido". O ex-presidente americano também falou que "o movimento 'Make America Great Again' (Faça a América Grande Novamente) apenas começou" e disse ter "muito a compartilhar" nos próximos meses.



Mais cedo neste sábado, o Senado havia aprovado a convocação de testemunhas, o que poderia estender o julgamento. Porém, os senadores acabaram recuando e decidiram prosseguir sem as testemunhas para não atrasar a finalização do processo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A invasão do Capitólio ocorreu em 6 de janeiro. Apoiadores de Trump tentaram impedir que o Congresso americano confirmasse Joe Biden como novo presidente do país. Se o Senado tivesse aprovado o impeachment, uma votação separada poderia cassar os direitos políticos de Trump.



Assim, ele não poderia concorrer novamente à Presidência. Trump já anunciou intenção de disputar em 2024. Este foi o segundo processo de impeachment sofrido por Trump. O primeiro foi instaurado quando Trump ainda era presidente, a poucos dias do fim do mandato.



Nunca antes um presidente americano tinha sofrido dois processos de impeachment no mesmo mandato. O primeiro processo de impeachment de Trump foi aberto em 2019, sob a acusação de abuso de poder e obstrução do Congresso. O motivo foi a revelação de que Trump pediu ajuda ao presidente da Ucrânia para interferir na eleição presidencial de 2020. Trump foi absolvido em fevereiro de 2020.



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/HeG3PqbYKi46U6f677uvai

Fonte: Uol Notícias/Foto: Divulgação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.