Nova sede integrará ações de saúde pública e bem-estar animal em Tubarão
A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) de Tubarão, órgão municipal responsável pelo monitoramento de populações animais que podem impactar a saúde pública, teve sua estrutura transferida para a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Funat). A mudança, que foi oficializada na última sexta-feira (30), busca melhorar a gestão dos serviços voltados à saúde animal e epidemiologia no município.
Antes da transferência, a estrutura da UVZ passou por um processo de revitalização. Agora, sob a gestão do Programa Bem Estar Animal da Funat, a UVZ conta com uma sala administrativa e quatro baias na nova sede, localizada na Rua Antônio Borges, s/nº, no bairro Oficinas, dentro do Parque Natural Municipal Eng.º Marcelo Delpizzo Caneschi, na antiga Clínica do Becker. A unidade é destinada a tratar e abrigar animais com enfermidades de interesse epidemiológico, ou seja, aqueles que podem transmitir doenças ao ser humano.
Além disso, o centro cirúrgico será compartilhado entre a UVZ e a Funat, caso haja necessidade. A secretária de Saúde, Chaiana Esmeraldino Marcon, esclareceu que, com a mudança, a equipe da UVZ continuará focada em questões epidemiológicas, enquanto a Funat será responsável pela gestão do Bem-Estar Animal e do espaço físico.
"O novo espaço já está funcionando, e a ideia é movimentar este local, realizando mais castrações para melhor atender os animais de nosso município", destacou Chaiana. Ela acrescentou que a mudança visa atender as diretrizes da lei do Bem-Estar Animal, garantindo um local de referência com equipe e infraestrutura adequadas para o atendimento dessa população.
Os contatos da UVZ permanecem os mesmos: telefone (48) 3621-9575 e WhatsApp (48) 9 8850-3611.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J