Quinta-feira, 01 de maio de 2025
Buscar
Fechar [x]
GERAL
29/04/2025 08h25

Energia começa a voltar depois de apagão na Espanha e em Portugal; moradores comemoram

O apagão cancelou voos, interrompeu o transporte público e forçou hospitais a suspender as operações de rotina

Foto: Susana Vera

A energia elétrica começou a voltar a algumas partes da Península Ibérica no final desta segunda-feira (28), depois que um enorme apagão de energia atingiu a maior parte da Espanha e de Portugal. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram moradores comemorando. 



O apagão cancelou voos, interrompeu o transporte público e forçou hospitais a suspender as operações de rotina.



O Ministério do Interior da Espanha declarou emergência nacional, mobilizando 30.000 policiais em todo o país para manter a ordem, enquanto os governos dos dois países convocavam reuniões de emergência. Interrupções de energia em tal escala são extremamente raras na Europa.



A causa do apagão ainda não está clara. As autoridades de Portugal sugeriram que o problema começou na Espanha. Já o governo espanhol culpou o rompimento a partir de uma conexão com a França.



O primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, disse que não havia "nenhuma indicação" de que um ataque cibernético tivesse causado o apagão, que começou por volta das 7h33 (horário de Brasília).



No entanto, circularam rumores de uma possível sabotagem, e o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, disse ter conversado com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte.



Sánchez disse que o país havia sofrido uma perda de 15 GW de geração de eletricidade em cinco segundos, o equivalente a 60% da demanda nacional. Os técnicos estavam trabalhando para descobrir o motivo da queda repentina, disse ele.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

João Conceição, membro do conselho da operadora de rede portuguesa REN, disse aos repórteres que a empresa não descartou a possibilidade de uma "oscilação muito grande na tensão elétrica, primeiro no sistema espanhol, que depois se espalhou para o sistema português".



"Pode haver mil e uma causas, é prematuro avaliar a causa", disse ele, acrescentando que a REN estava em contato com a Espanha.



A REE, operadora da rede elétrica da Espanha, culpou uma falha na conexão com a França por ter desencadeado o efeito em cadeia.



"A extensão da perda de energia foi além do que os sistemas europeus foram projetados para lidar e causou uma desconexão das redes espanhola e francesa, o que, por sua vez, levou ao colapso do sistema elétrico espanhol", disse Eduardo Prieto.



Partes da França também sofreram uma breve interrupção. A RTE, operadora da rede elétrica francesa, disse que havia tomado medidas para complementar a energia em algumas partes do norte da Espanha após a interrupção.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J 


Fonte: Redação com informações de G1
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.