A Regional de Tubarão da Defesa Civil divulgou um balanço geral das ocorrências registradas pelos fortes temporais que atingiram a região nesta quinta-feira (24)
Diversos municípios enfrentaram problemas relacionados a quedas de árvores, alagamentos, danos em estruturas e interrupção de energia elétrica.
Os temporais causaram alagamentos, quedas de árvores e danos em estruturas públicas e privadas, com impactos significativos em várias cidades.
Em Jaguaruna, houve queda de granizo e graves danos na Escola de Ensino Fundamental Prefeito Osny Pereira, onde o desabamento de um forro de PVC em uma área de aproximadamente 100m² resultou no alagamento de diversas salas, danificando equipamentos como computadores da secretaria e do laboratório de informática. A cidade também registrou queda de árvores sobre vias, incluindo uma na BR-101 que interrompeu o tráfego no sentido sul. A prefeitura e seis postos de saúde sofreram alagamentos, e postes de energia foram danificados, afetando a segurança ao longo da rodovia.
Em Treze de Maio, árvores caíram nos bairros de São Gabriel e São Roque, enquanto postes de energia apresentaram danos no bairro Lageado. Em Capivari de Baixo, postes de energia inclinados colocaram em risco a segurança da população.
Tubarão registrou a queda de um muro de empresa no bairro Sertão dos Corrêas, danificando vários veículos. Além disso, diversas localidades do município sofreram com a queda de árvores e destelhamentos de residências. Empresas como Baly e Duron Tratamento de Madeiras foram atingidas. O CEI Chapeuzinho Vermelho teve duas salas interditadas após o telhado ser arrancado pelo vento.
Já em Sangão, os ventos fortes provocaram quedas de árvores e destelhamentos em diferentes bairros. Várias empresas como a Hiper Freios sofreram danos com o temporal. Galpões chegaram a ser destruídos completamente.
Mais danos devem ser calculados durante a sexta-feira. Cidades podem decretar situação de emergência para garantir recursos com maior rapidez para a reconstrução dos estragos.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J