Revisão do documento inclui visitas a abrigos e alinhamento com órgãos de resposta
A Defesa Civil de Tubarão realizou, nesta quarta-feira (19), a primeira etapa do processo de atualização do Plano de Contingência. A ação inicial foi voltada aos servidores da pasta, com o objetivo de traçar as diretrizes prioritárias para a revisão do documento, que estabelece procedimentos e medidas a serem adotados diante de eventos climáticos adversos. A iniciativa busca otimizar a resposta a desastres, evitando sobreposição de recursos e garantindo maior eficiência na proteção da população.
Durante a reunião, também ficou definido que serão realizadas visitas aos 32 locais atualmente designados como abrigos para situações extremas. O secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Marques, explica que a atualização do plano é necessária, pois sua validade expira no final de março. “Começamos essa fase inicial no mês passado, ouvindo todos os secretários cujas pastas fazem parte do plano, além dos comandos do Corpo de Bombeiros, do Exército e da Polícia Militar, que são órgãos fundamentais no grupo de respostas”, afirma.
A próxima etapa do processo envolverá a verificação in loco de cada abrigo, com a atualização das informações sobre a estrutura e os serviços disponíveis em caso de emergência.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J