Terça, 28 de setembro de 2021
Buscar
Fechar [x]
GERAL
26/01/2021 12h21

CulturAnita, em Laguna, lançará livro em três línguas

Obra original narra a Rosa de Anita, razões de sua criação, adoção como símbolo dos 200 anos. Na trilíngue, surgem novos conteúdos.

Editado em português, espanhol e italiano, obra fala de Anita e da rosa-símbolo das comemorações do bicentenário, e faz parte do cronograma de atividades das celebrações em memória da heroína. 



O novo livro que o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), em Laguna, publicará em virtude das comemorações do Bicentenário de Anita Garibaldi, lembrado neste ano, já foi enviado para a impressão. “Una Rosa per Anita” foi escrito em italiano e traduzido para as línguas portuguesa e espanhola.  



Aqui, em terras brasileiras, ganha o título “Dois Mundos e Uma Rosa para Anita”. Esta edição é feita por meio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).



A previsão é lançar oficialmente a obra em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher. Uma forma de o CulturAnita prestar tributo às mulheres e, sobretudo, à Anita Garibaldi, heroína dos Dois Mundos.



O livro original narrava somente a Rosa de Anita, explicava as razões de sua criação e adoção como símbolo dos 200 anos. Na edição trilíngue, novos conteúdos foram adicionados.



“Além de uma árvore genealógica dos ascendentes e descendentes de Anita, também contém uma cronologia histórica da heroína e os poemas de Garibaldi sobre ela, extraídos de suas memórias. O leitor poderá conhecer os verdadeiros traços fisionômicos de Anita ao ler o artigo ‘Como era Anita’, que possui uma reconstituição digital baseada em relatos históricos”, detalha o diretor do CulturAnita, Adílcio Cadorin.



Entre os textos que compõem as 270 páginas, Andrea Antonioli (diretor do Museu Renzi, na Itália) e Giampaolo Grilli discorrem sobre a construção do “mito” Anita, enquanto que a bisneta da heroína, Annita Garibaldi, faz um longo relato focado na “primeira Anita”.



Antonioli e Cadorin organizaram a obra, com contribuição textual de Grilli, Annita Garibaldi, Alessandro Ricci e Giovanni Tesei, e poesia de Maria Gabriella Conti. O livro tem apresentações de Dario Franceschini (ministro dos Bens e Atividades Culturais da Itália), (secretário de Estado de San Marino), Júlio Garcia (deputado-presidente da Alesc) e outras autoridades nacionais e internacionais.



O lançamento ocorrerá em evento presencial, com restrição de público, e transmitido ao vivo pela Internet, em Laguna.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Rosa de Anita

O híbrido desenvolvido por Pantoli teve os direitos de reprodução da rosa repassados ao Museu Renzi, na Itália, que franqueou a autorização para o CulturAnita clonar e distribuir o híbrido no Brasil e na América do Sul.



Os brotos foram trazidos no fim de 2018 para o Brasil e adaptados à realidade climática do País pelo botânico Leonardo Borges, de Laguna. Rosas geradas a partir da semente original foram plantadas em Laguna, Florianópolis, Tubarão, Imbituba, Anita Garibaldi, Garopaba, Curitibanos e Lages.



Bicentenário

O projeto prevê a realização de eventos em todas as cidades catarinenses, gaúchas, uruguaias, italianas e de San Marino, que têm relação com a trajetória de Anita Garibaldi, a heroína dos dois mundos. Neste ano, a ideia é realizar eventos comemorando a memória da personagem histórica nascida em 1821.



A iniciativa decorre de um convênio internacional celebrado entre o Museu Renzi, de Borghi (Itália), que é representado por Andrea Antonioli e Gianpaulo Grilli e o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) de Laguna (Brasil), representado por Leo Felipe Nunes e Adilcio Cadorin. .



Fonte: Fotos: Adílcio Cadorin, coautor e organizador do livro: Luís Claudio Abreu-CulturAnita/Rosa de Anita e ilustração de Anita com montagem da rosa: Divulgação CulturAnita/Montagem foto destaque: Hora Hiper
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.