Domingo, 21 de julho de 2024
Buscar
Fechar [x]
GERAL
30/05/2024 11h08

Corpus Christi: fé e tradição são celebradas em Tubarão com tapetes e procissões

A data, uma das mais aguardadas pela Igreja Católica, teve origem ainda no século XIII

Foto: Paróquia Santa Teresinha

A celebração de Corpus Christi é um dos momentos mais aguardados pelos católicos, uma ocasião para expressar a fé e o amor a Jesus Cristo através de tradições que encantam e inspiram. Nesta quinta-feira, dia 30, a Diocese de Tubarão se prepara para uma demonstração vibrante de devoção com a confecção dos tradicionais tapetes e procissões. 

Na Cidade Azul, a produção dos tapetes começou às 7h, reunindo fiéis em um trabalho comunitário que resulta em verdadeiras obras de arte. De acordo com o Padre Eduardo Rocha, pároco da Catedral de Tubarão, serão produzidos um quilômetro de tapetes coloridos, com desenhos e mosaicos criados pelos devotos. "São verdadeiras obras de arte que os fiéis fazem para expressar o amor a Jesus e à Eucaristia," destaca Padre Eduardo. Os tapetes retratam símbolos e passagens da história de Cristo.

Na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus será realizada uma missa especial às 15h, seguida de uma procissão que percorrerá as ruas do bairro Passagem, sobre os tapetes elaborados com tanto carinho. 









O Padre Eduardo Rocha falou sobre a importância da procissão de Corpus Christi e o significado profundo dessa tradição. "É uma celebração muito importante para nós, católicos. Esta festa nos lembra sobre a Quinta-feira Santa, quando Jesus reuniu seus discípulos e tomou um pouco de vinho e pão e disse: 'Este é o meu corpo, meu sangue, façam isto sempre em minha memória'. Ele complementa: ‘Há dois mil anos a Igreja faz isso e toda missa realiza essa representação do corpo e sangue de Jesus. É um dia precioso demais para os católicos."






CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda conforme o Padre Eduardo, as origens da festa de Corpus Christi é realizada há mais de 700 anos. "Essa festa surgiu no século XIII na Bélgica e mais tarde se espalhou por toda a Europa, até que o Papa da época incorporou essa data no calendário litúrgico da Igreja."

A data de Corpus Christi celebra a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, o pão e o vinho consagrados durante a missa que, segundo a doutrina católica, se transformam no corpo e sangue de Cristo. Esta comemoração, além de reforçar a fé dos católicos, também é uma oportunidade para a comunidade se unir em um ato de adoração pública, demonstrando sua devoção através das procissões e da criação dos elaborados tapetes.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.