As equipes de Itajaí, Blumenau, São José, Florianópolis e Balneário Camboriú estão atuando principalmente em ocorrências de busca e resgate em inundações e enxurradas
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) reforçou neste sábado o alerta emitido pela Defesa Civil Estadual sobre os riscos de deslizamentos na Grande Florianópolis e no Litoral Norte. A saturação do solo, combinada com a previsão de novas chuvas nos próximos dias (de acordo com a defesa civil estadual), aumenta significativamente o risco de deslizamentos.
Como o solo permanece encharcado e sem tempo suficiente para absorver e escoar a água, o CBMSC orienta a população em áreas de risco a permanecer em alerta. “Recomendamos que as pessoas que vivem em encostas ou áreas já afetadas pelas chuvas fiquem atentas a sinais de perigo, como trincas no solo ou movimentação de terra. Caso percebam qualquer indício de risco, é fundamental buscar imediatamente um local seguro”, destaca o tenente-coronel Zevir Aníbal Cipriano Júnior.
O CBMSC já posicionou equipes e recursos na região litorânea para pronta resposta em caso de deslizamentos. Forças-Tarefa (FT) estão nas regiões afetadas desde o dia 16, com materiais específicos para intervenções em áreas atingidas, viaturas e outros equipamentos disponíveis para emprego imediato, caso seja necessário atuar em intervenções em áreas deslizadas.
Embora a expectativa seja de que o quadro não se agrave, as equipes seguem monitorando as condições climáticas e trabalhando em sintonia com a Defesa Civil para agir rapidamente, se for necessário.
Para atender a alta demanda de ocorrências, o CBMSC mobilizou equipes extras e está remanejando guarnições entre as regiões afetadas. Além do efetivo orgânico dos batalhões, cinco forças-tarefas foram acionadas para reforçar os trabalhos nas áreas atingidas. As equipes de Itajaí, Blumenau, São José, Florianópolis e Balneário Camboriú estão atuando principalmente em ocorrências de busca e resgate em inundações e enxurradas, garantindo suporte à população afetada.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J