Campanha reforça a urgência da obra para melhorar a mobilidade urbana e a segurança no trânsito
A proposta de implantação de um contorno viário em Braço do Norte voltou a ganhar destaque com o lançamento de uma campanha de conscientização que circula nas redes sociais. O vídeo divulgado chama a atenção para os impactos provocados pelo tráfego intenso de caminhões de carga pesada no centro da cidade — realidade que afeta moradores, comerciantes e os próprios motoristas.
O material lembra que a área central, além de não estar preparada para esse tipo de fluxo, sofre com prejuízos como o aumento no custo do transporte, desgaste acelerado das vias e riscos à segurança. Com a crescente movimentação de veículos — especialmente após a pavimentação da Serra do Corvo Branco, em Grão-Pará — a discussão sobre o contorno viário volta à pauta como uma medida urgente para desafogar o tráfego urbano.
Para o presidente da Acivale, Gustavo Schlickmann, que também integra o conselho do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), a cidade vive um momento crítico de mobilidade. “É um problema que impacta diretamente na economia e na segurança. O contorno viário precisa sair do papel”, afirma.
A proposta de viabilizar um novo traçado está sendo estudada por uma comissão formada por representantes do setor de planejamento do município e da Câmara Técnica de Infraestrutura do DEL. De acordo com o coordenador Dagmar Mafei, o grupo realiza reuniões semanais e já iniciou o mapeamento da área com o apoio de imagens aéreas feitas por drone.
Entre os próximos passos está o contato com os proprietários dos terrenos que podem ser afetados pelo traçado. “Estamos buscando uma solução técnica viável e que atenda ao crescimento acelerado da cidade e da região”, ressalta Dagmar.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J