Sábado, 27 de junho de 2026
Buscar
Fechar [x]
GERAL
26/06/2026 20h36
Por: Redação

Conta de luz terá cobrança extra em julho; Aneel confirma bandeira amarela

Consumidores pagarão adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos devido às condições menos favoráveis para geração de energia no período seco

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (26) a manutenção da bandeira tarifária amarela para o mês de julho. Com a decisão, os consumidores de energia elétrica continuarão pagando um adicional de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos na conta de luz.



O anúncio foi antecipado pelo diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa. A bandeira amarela está em vigor desde maio e reflete as condições menos favoráveis para a geração de energia no país durante o período seco, quando diminui o volume de água nos reservatórios das hidrelétricas e aumenta a necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado.



A cobrança, no entanto, é inferior à registrada em julho do ano passado, quando vigorava a bandeira vermelha patamar 1, que acrescentava R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos.



Segundo a Aneel, a manutenção da bandeira amarela ocorre por causa da redução das chuvas abaixo da média em diversas regiões do país, cenário típico desta época do ano. Com menos água disponível para a geração hidrelétrica, o sistema elétrico precisa recorrer às termelétricas para garantir o abastecimento.



Além disso, as projeções para o segundo semestre indicam a possibilidade de um cenário climático menos favorável, com temperaturas mais elevadas e redução das chuvas nas regiões Norte e Nordeste, fatores que podem pressionar ainda mais os custos da geração de energia.



Outro elemento acompanhado pelo setor elétrico é o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), indicador utilizado para calcular o valor da energia produzida em determinado período. Junto com o risco hidrológico (GSF), ele influencia diretamente na definição das bandeiras tarifárias.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa mensalmente aos consumidores o custo real da geração de energia elétrica no Brasil.



Antes da criação do mecanismo, os custos extras da geração eram repassados apenas nos reajustes anuais das distribuidoras, muitas vezes com incidência de juros. Atualmente, a cobrança é feita mensalmente por meio da chamada Conta Bandeiras, permitindo que os consumidores acompanhem as condições do sistema elétrico em tempo real.



As bandeiras são divididas em níveis:




  • Verde: sem cobrança adicional.

  • Amarela: cobrança de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.

  • Vermelha: cobrança maior, conforme o patamar definido pela Aneel.



Entre janeiro e abril deste ano, vigorou a bandeira verde, em razão das condições favoráveis para a geração de energia. Com a chegada do período seco, a agência passou a adotar a bandeira amarela, cenário que permanece no próximo mês.



 



Receba as principais informações do portal Hora Hiper em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: UOL
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.