Intervenção de R$ 95 milhões amplia o cais, reforça a estrutura e eleva o padrão técnico do complexo portuário
Divulgação: SCPAR Porto de Imbituba
O Cais 3 do Porto de Imbituba passa pela maior reforma desde sua construção, em 1979. Com investimento de cerca de R$ 95 milhões, a intervenção deverá reforçar e ampliar a estrutura atual, permitindo a operação de navios maiores e aumentando a capacidade de movimentação de cargas no local. As obras, conduzidas pela SCPAR Porto de Imbituba e executadas pela CEJEN Engenharia com gerenciamento da ESTEL Engenharia, têm conclusão prevista para 2027. Atualmente o cais concentra cerca de 30% das operações do Porto.
O projeto prevê a ampliação do cais de 245 para 271 metros, o que permitirá receber embarcações de até 270 metros de comprimento, um avanço significativo frente ao limite atual. Também estão previstas melhorias na pavimentação, drenagem, contenção e instalação de novos equipamentos de operação, elevando o padrão técnico do terminal.
A intervenção foi organizada em quatro fases e inclui reforço de solo, construção de dolfins e modernização das estruturas de atracação. Em uma etapa final, será necessária a paralisação temporária das atividades no Cais 3 por até cinco meses, período que ainda está em revisão para possível redução.
Durante toda a obra, o Porto mantém seus programas ambientais, que monitoram água, ar, ruídos, sedimentos e fauna marinha. O acompanhamento das baleias-francas, espécie símbolo da região, segue ativo, com protocolos que determinam a paralisação de atividades caso animais sejam identificados em áreas próximas aos equipamentos de impacto.
Para o Governo de Santa Catarina e para a administração portuária, a modernização representa um avanço estratégico para fortalecer a competitividade logística do estado, atrair novos investimentos e ampliar o potencial operacional do complexo, sem abrir mão da responsabilidade ambiental. A expectativa é de que, após a conclusão, o Porto de Imbituba incremente significativamente sua capacidade de atendimento e diversifique o fluxo de cargas na região.
“Estamos realizando a maior obra da história do Porto de Imbituba, com foco no futuro da logística portuária em Santa Catarina. A modernização do Cais 3 elevará o padrão técnico do complexo portuário, ampliando sua capacidade de movimentação e permitindo o recebimento de navios maiores e mais modernos. Tudo isso com responsabilidade ambiental e total alinhamento com as melhores práticas de engenharia portuária, afirma Christiano Lopes, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba.
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