Sábado, 30 de agosto de 2025
Buscar
Fechar [x]
GERAL
29/08/2025 18h17

Colgate é condenada a pagar R$ 500 mil por propaganda enganosa de creme dental

Justiça do Rio de Janeiro entendeu que campanha do produto Colgate Total 12 induziu consumidores ao erro ao prometer proteção de 12 horas

Reprodução

A Colgate-Palmolive foi condenada pela Justiça do Rio de Janeiro ao pagamento de R$ 500 mil por danos morais coletivos devido à veiculação de propaganda enganosa do creme dental Colgate Total 12. A decisão, unânime, foi proferida pela 11ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça e atendeu parcialmente a uma ação civil pública da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).



O processo questionava a promessa de “proteção completa por 12 horas, não importa o que você faça”, slogan usado na campanha publicitária do produto. Para os desembargadores, a mensagem induzia o consumidor ao erro ao sugerir que a escovação após refeições seria dispensável, o que representa, segundo o relator Marcos Alcino de Azevedo Torres, “um claro desserviço à saúde pública”.



Embora a ação também apontasse riscos relacionados à presença de Triclosan na fórmula, substância que, segundo a comissão, poderia causar câncer, o colegiado rejeitou essa tese. A decisão foi embasada em laudo pericial e nas orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que autoriza o uso do composto em concentrações de até 0,3%, patamar igualmente aceito por órgãos reguladores dos Estados Unidos, Canadá, União Europeia e Japão.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o Tribunal, a irregularidade central estava na publicidade, que extrapolou os limites científicos. Estudos apresentados pela fabricante comparavam a eficácia do creme com pastas sem Triclosan em condições de jejum parcial, mas não sustentavam a promessa de proteção contínua independentemente da alimentação.



O valor da indenização foi fixado levando em consideração a grande abrangência do produto no mercado brasileiro e o impacto da mensagem publicitária considerada enganosa.



A Colgate-Palmolive foi procurada pela reportagem da Agência Brasil, mas ainda não se manifestou sobre a decisão.


Fonte: redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.