Sábado, 25 de setembro de 2021
Buscar
Fechar [x]
GERAL
29/09/2020 14h27

Coleta de Lixo Eletrônico

Neste sábado dia 03, em Tubarão

Neste sábado, 03/10 teremos ponto de coleta do lixo eletrônico até as 17h em frente a Casa da Cidadania, no centro de Tubarão.


Traga aquele ventilador que parou de funcionar, TV, secador de cabelo, ferro de passar e demais itens que estão ocupando espaço na sua casa ou empresa.


Dê o destino correto, faça sua parte para salvar o Meio Ambiente, o futuro do planeta depende de todos nós.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

10 razões para reciclar o lixo eletrônico



Olhe em volta. Cheque nas gavetas, no fundo do armário ou naquele canto da casa onde ficam escondidas as bugigangas. É possível que em algum desses lugares você encontre pilhas, baterias ou eletroeletrônicos sem uso, apenas esperando pelo momento de serem descartados. Um estudo do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) indica que 85% dos brasileiros guardam algum equipamento do tipo.


Se você faz parte deste grupo de pessoas, que têm estes equipamentos em casa, mas não sabe como descartá-los, saiba que você pode estar desperdiçando matérias-primas preciosas e perdendo uma oportunidade de colaborar com um mundo mais sustentável. Por isso, listamos abaixo as razões pelas quais é vantajoso, para você e para a sociedade, fazer o descarte ambientalmente adequado destes objetos, para que sejam encaminhados para a reciclagem. Confira!


1. Reutilização de metais preciosos

Segundo estudos do StEP (Solving the E-waste Problem) – organização criada pela Universidade das Nações Unidas (UNU), para a criação de soluções de controle do lixo eletrônico mundo afora -, a reciclagem de uma tonelada de celulares velhos pode render até 3,5 kg de prata, 130 kg de cobre e 340 gramas de ouro. Estima-se que já perdemos cerca de 7% do ouro do mundo, devido ao descarte incorreto. Além disso, uma grande variedade de metais ferrosos e não-ferrosos podem ser reutilizados por meio da logística reversa de eletroeletrônicos. Trata-se de materiais de disponibilidade finita na natureza, o que, após o fim das reservas, pode causar problemas na produção das mercadorias que conhecemos hoje e uma instabilidade nos preços. Por isso, é essencial evitar esse cenário ao fazer a reciclagem do que já foi colocado no mercado e não possui mais utilidade para nós.


2. Geração de empregos

A reciclagem de eletroeletrônicos, pilhas e baterias é um processo que exige mão-de-obra qualificada, desde o transporte dos materiais aos processos físicos e químicos que os transformam em matéria-prima. Por isso, quanto maior a demanda de reciclagem, mais postos de trabalho devem ser criados na área.


3. Economia de energia

Você sabia que, segundo a Ellen MacArthur Foundation, 75% de toda a energia gasta na indústria é aplicada apenas na extração e refino de matéria-prima? Isso quer dizer que é muito mais econômico utilizar matéria-prima reutilizada, provinda da reciclagem de eletroeletrônicos, por exemplo, do que extraí-las da natureza. A reciclagem torna-se uma opção ainda mais preferível quando analisamos o atual cenário ambiental, no qual vão se esgotando os recursos energéticos do planeta.


4. Proteção dos seus dados

Quando você descarta um telefone celular de forma inadequada, pode haver o risco de que pessoas estranhas peguem esse aparelho e tenham acesso aos seus dados. Mesmo que ele esteja quebrado e seus dados tenham sido deletados, não se sabe qual o destino final do material. A única forma segura de descartar este tipo de equipamento é por meio de sistemas oficiais de logística reversa que utilizam empresas, sob altos padrões de homologação e normas de segurança.


5. Movimenta a economia

Em 2019, foram produzidas cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico no mundo. Estima-se que essa quantidade de material pode render mais de 250 bilhões de dólares. Fica claro que a reciclagem do lixo eletrônico pode e deve ser explorada, em todas as suas possibilidades, como uma forma sustentável de movimentar a economia.


6. Redução da poluição da atmosfera

Como já falamos, logística reversa do lixo eletrônico possibilita a redução da extração de matéria-prima, o que significa uma diminuição na emissão de gases CO₂ na atmosfera, responsáveis pela potencialização do efeito estufa. Ou seja, a reciclagem de pilhas, baterias e eletroeletrônicos pode ajudar a frear os efeitos do aquecimento global.

Para se ter uma ideia, com a reciclagem de 47,5 toneladas de plástico, realizada pela Green Eletron em 2019, foi possível evitar que aproximadamente 69 toneladas de CO₂ fossem emitidas.


7. Conservação da água

Pilhas e baterias podem conter metais pesados em sua composição, como chumbo, níquel, mercúrio e cádmio. Quando manuseados ou descartados de forma incorreta, em aterros sanitários, lixões ou no próprio meio ambiente, estes elementos podem contaminar o solo e, consequentemente, lençóis freáticos e nossas águas. Dessa forma, não compre pilhas piratas, escolha fabricantes que têm programas de sustentabilidade como a logística reversa e utilizam componentes mais amigáveis ao meio ambiente. Descubra algumas delas aqui.


8. Alívio dos aterros sanitários

O Brasil produz em média 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico anualmente, segundo um relatório da ONU. Um volume tão grande, se descartado em aterros sanitários – por convenção, o destino do lixo comum não-reciclável -, causaria a superlotação desses locais, diminuindo sua vida útil. Além disso, os materiais do lixo eletrônico não teriam condições de serem reaproveitados e gerarem novas matérias-primas, causando um impacto ainda mais negativo ao ambiente quando descartados de forma incorreta.


9. Está na lei

O Acordo Setorial para a Logística Reversa de Produtos Eletroeletrônicos e seus Componentes, que complementa a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305), de 2010, foi assinado em 2019 e prevê metas de reciclagem de resíduos para fabricantes, distribuidores e importadores de produtos eletroeletrônicos. A ideia é, até 2025, disponibilizar Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em mais de 400 municípios brasileiros, para que o maior número possível de pessoas possa descartar seus equipamentos sem uso.


10. É questão de cidadania

Só existem vantagens em reciclar o lixo eletrônico. Em tempos como os atuais, em que nos aproximamos do esgotamento de nossos recursos naturais, a logística reversa é uma das ferramentas mais efetivas que temos para levar as economias para frente. Além disso, a reciclagem dos aparelhos eletroeletrônicos contribui com o crescimento sustentável das comunidades. É a coisa certa a fazer.

Fonte: CDL/ greeneletron
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.