Bombeiros resgataram a cobra após ela matar três galinhas em Jaraguá do Sul
Nesta terça-feira (7), os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul foram acionados para resgatar uma cobra píton albina de 3 metros de comprimento que havia entrado em um galinheiro.
Segundo informações do Christian Raboch Lempek, que gravou o momento do resgate, a cobra teria matado três galinhas, uma delas já havia sido engolida. A cobra estaria tentando engolir a segunda quando foi encontrada pelos bombeiros.
Após o resgate, os bombeiros entraram em contato com a Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama), que identificou a cobra como uma píton birmanesa, espécie exótica no Brasil e nativa da Ásia.
Conforme o biólogo Christian Raboch Lempek, a cobra píton albina de quase 3 metros de comprimento e 20 kg, provavelmente entrou no galinheiro em busca de alimento.
“Há a suspeita de que ela tenha escapado de um terrário, já que não foi encontrado nenhum chip de identificação subcutâneo”, diz o biólogo no vídeo.
O biólogo detalha que, devido ao seu status de animal exótico, a cobra não pode ser solta na natureza.
A Fujama investiga se a posse da cobra era legal ou ilegal, e ninguém se apresentou até o momento com a documentação necessária.
“Enquanto isso, a cobra permanecerá sob os cuidados da Fujama. A equipe da fundação está estudando a possibilidade de utilizá-la em atividades de educação ambiental ou, futuramente, encaminhá-la para um Centro de Estudos de Animais Selvagens (CETAS) ou zoológico da região”.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J