A utilização do Cine Mussi será proibida para formaturas, eventos religiosos ou políticos, que anteriormente eram permitidos.
O Cine Teatro Mussi, tradicional espaço cultural de Laguna, passará a ter regras mais restritivas em sua utilização. A Fundação Lagunense de Cultura (FLC) anunciou que, a partir de 2025, o teatro será destinado exclusivamente a eventos culturais, educativos e de preservação do patrimônio, como apresentações teatrais, musicais, exibições de cinema, palestras e ensaios fotográficos.
Com essa mudança, a utilização do Cine Mussi será proibida para formaturas, eventos religiosos ou políticos, que anteriormente eram permitidos. A nova regulamentação segue as diretrizes do acordo de cessão entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a prefeitura de Laguna.
Além disso, a FLC estabeleceu um prazo de 45 dias para solicitação de uso do espaço, com as reservas sendo feitas conforme a agenda do teatro. Nos períodos de maior demanda, será adotado um edital público para a seleção dos eventos. Para eventos culturais com cobrança de ingresso, as taxas de uso variam conforme a origem dos artistas e a natureza do evento, com valores que podem chegar até R$ 1.600 para eventos não culturais.
Essa decisão visa manter o foco do Cine Mussi na promoção da cultura e preservação de seu caráter histórico.