São Martinho, São Ludgero e Santa Rosa de Lima estão entre as 20 cidades com maior taxa de ocupação no país
Três municípios da região da Amurel estão entre as 20 cidades brasileiras com os maiores níveis de ocupação, de acordo com os dados do Censo 2022 divulgados pelo IBGE. São Martinho (8º), São Ludgero (11º) e Santa Rosa de Lima (20º) figuram na lista que mede a proporção de pessoas com mais de 14 anos que estão trabalhando.
São Martinho se destaca com 75,2% da população ocupada, seguido de São Ludgero com 74% e Santa Rosa de Lima com 72%. Os dados confirmam a força econômica da região, marcada por forte atuação nos setores industrial, agrícola e de serviços, com alto índice de empregabilidade e baixos níveis de informalidade.
Santa Catarina liderou o ranking nacional com sete cidades entre as 20 com maior nível de ocupação, superando estados como Mato Grosso, que teve cinco municípios na lista. O estado também foi o que apresentou a maior taxa média de ocupação no Brasil, com 63,5% das pessoas acima de 14 anos trabalhando.
Além disso, o estado catarinense teve o menor índice de trabalhadores domésticos e um dos menores percentuais de funcionários públicos, o que evidencia o dinamismo da iniciativa privada e o perfil empreendedor da população local.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.