Quinta-feira, 30 de outubro de 2025
Buscar
Fechar [x]
GERAL
29/10/2025 19h34
Por: Iuleska Valls

Chuvas causam alagamentos e erosões em municípios da Amurel

Região registrou acumulados de até 120 milímetros em 24 horas, com ocorrências em Tubarão, Imbituba, Imaruí, Treze de Maio, São Martinho e Capivari de Baixo

Foto: Defesa Civil

As fortes chuvas registradas nas últimas horas provocaram alagamentos, erosões e interdições pontuais em municípios da região da Amurel. De acordo com boletim atualizado da Defesa Civil Regional, divulgado às 18h desta quarta-feira (29), Tubarão, Imbituba, Imaruí, Treze de Maio, São Martinho e Capivari de Baixo apresentaram ocorrências relacionadas ao volume elevado de precipitação, que variou entre 60 mm e 120 mm em 24 horas.



Tubarão



O município registrou chuva intensa e pontos de alagamento em áreas urbanas, além de erosões em pavimentos. As ruas Aldo Hulsen, Wenceslau Bráz, Júlio Boppré e dos Ferroviários, nos bairros Andrino, Oficinas e Vila Moema, foram as mais afetadas. Na Rua dos Ferroviários, houve cedimento do asfalto, bloqueando temporariamente um ônibus — já removido com segurança.

Equipes da Defesa Civil, Obras e Trânsito atuaram no isolamento e nos reparos emergenciais. Segundo o órgão, os problemas estão ligados a falhas no sistema de drenagem pluvial, e não à elevação do nível do Rio Tubarão.



Imbituba



Em Imbituba, as chuvas causaram alagamentos em diversos pontos da área urbana, com maior incidência nos bairros Nova Brasília (TV Novo Horizonte), Itapirubá (Rua Antônio Jesuíno) e Vila Village (Avenida Atlântica). Também houve registro de queda de árvores.

As equipes da Defesa Civil, Infraestrutura, SAMAE e Segurança seguem no local, realizando o monitoramento e a limpeza das vias. Não há registro de desabrigados.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Imaruí



O município de Imaruí teve alagamentos em estradas gerais, especialmente nas localidades de Tamborete e Ribeirão de Imaruí. A Defesa Civil monitora as áreas afetadas, orienta moradores e avalia intervenções em estradas vicinais.



Treze de Maio



Em Treze de Maio, as chuvas provocaram restrições de tráfego e risco estrutural em pontes nas localidades de Lajeado e São Gabriel, devido à elevação do nível da água e erosões nas cabeceiras. A Defesa Civil e a Secretaria de Obras sinalizaram as áreas de risco e seguem em monitoramento.



São Martinho



O aumento do nível do rio em São Martinho levou ao isolamento preventivo da ponte da Rua Alberto Eyng, atualmente submersa. A Defesa Civil também acompanha a ponte de acesso ao bairro Rio 7, realizando monitoramento técnico constante.



Capivari de Baixo



Em Capivari de Baixo, foram registradas duas ocorrências: no bairro Santa Lúcia, a Defesa Civil realizou entrega de lonas a famílias em área suscetível a alagamentos; e no bairro Vila Flor, na divisa com Pescaria Brava, ocorreu extravasamento de um córrego, com acúmulo de água nas vias próximas. O órgão atua com apoio do COREDEC de Tubarão.



Situação regional



Até o momento, não há registros de desabrigados ou desalojados nos municípios monitorados. A Defesa Civil Regional reforça que todas as equipes seguem em monitoramento contínuo, com suporte técnico e operacional do COREDEC de Tubarão, diante da possibilidade de novos episódios de chuva intensa nas próximas horas.



 



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.



 



 


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.