Sexta-feira, 18 de junho de 2021
Buscar
Fechar [x]
GERAL
10/02/2021 17h11

Cesária de emergência salva a vida de bebê em Braço do Norte

Maiara chegou ao HST em trabalho de parto com prolapso de cordão umbilical. Mariah Gesser nasceu a 0h30 após um parto muito difícil. Veio ao mundo saudável, com 3,3 quilos

A maternidade do Hospital Santa Teresinha, em Braço do Norte, recebeu na madrugada de hoje (9) uma gestante em estado grave, em trabalho de parto com prolapso de cordão umbilical. Maiara Matei Feuser chegou ao HST levada pelo SAMU onde já era aguardada pela equipe médica.



O prolapso de cordão umbilical acontece quando o cordão sai através do colo do útero e vagina, e se exterioriza. Nesses casos o cordão é comprimido, parando o suprimento de sangue para o bebê, podendo causar seios problemas ao bebê.



Devido à gravidade da intercorrência, não havia tempo hábil para o encaminhamento da gestante para uma unidade de atendimento de maior complexidade e o parto cesariano foi realizado no Centro Cirúrgico do Hospital.



Para Maiara, o momento foi de grande surpresa. “Quando comecei o trabalho de parto percebi que algo estava errado, liguei para o meu obstetra, Dr. Nazareno, que me orientou para que eu me encaminhasse diretamente e com urgência para o hospital”, explica a paciente.



A equipe da maternidade do HST organizou o acesso para a mãe realizar o atendimento de forma mais rápida possível. “Quando eu cheguei estavam todos me esperando, corredores abertos e tudo pronto para a minha passagem. A equipe me aguardava no centro cirúrgico, foi tudo muito rápido só tenho a agradecer. Se aqui hospital tivesse UTI, me sentiria mais segura”, conta a mãe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mariah Gesser nasceu a meia noite e trinta minutos, saudável, pesando 3,300 e medindo 45,5 cm, após um parto muito difícil. Casos como esse podem resultar em muitas situações graves para o bebê. Intercorrências deste tipo necessitam de unidades de saúde em alta complexidade e um maior preparo, inclusive com leitos de UTI.



Nesta semana, uma gestante do HST também precisou de transfusão de sangue, após uma hemorragia pós-parto. Nesse caso a secretaria de saúde do Município teve que se deslocar com urgência ao Hemosc de Criciúma para buscar o sangue, levando mais de 6 horas para ser realizado o procedimento.



Participaram do procedimento os médicos: Dr. José Nazareno Goulart Junior, Dr. Richard Vieira Campos e Dra. Jussara Baggio e a equipe de enfermagem: Martina Mendonça, Eder Stupp e Ricardo Izidoro Inácio Júnior.



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Acesse https://chat.whatsapp.com/HeG3PqbYKi46U6f677uvai


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia