Domingo, 21 de julho de 2024
Buscar
Fechar [x]
GERAL
08/04/2024 15h08

Cerca de 800 estudantes lotam teatro do Parque Diamante em espetáculo de conscientização ambiental

Apresentação da história “A Rendeira e a Tartaruga” atraiu centenas de estudantes de escolas da região

O teatro do Parque Diamante +Energia ficou lotado de estudantes que foram cativados pelo espetáculo que contou a história “A Rendeira e a Tartaruga”.

Cerca de 800 alunos de escolas e entidades como o Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Ceaca) e Apae de Tubarão e Capivari de Baixo acompanharam atentamente a apresentação da Cia Vibrata, que destacou a importância da reciclagem do lixo e a terem comportamentos sustentáveis.

A apresentação gratuita foi realizada nesta quinta-feira (04) por meio do Programa Diamante +Educação Ambiental (PDEA), programa este patrocinado pela Diamante Geração de Energia. O evento foi realizado no Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo.

De acordo com a coordenadora do PDEA, a engenheira agrônoma do Parque, Mylena de Medeiros, o espetáculo reforçou sobre a problemática do lixo nos oceanos que estão afetando as vidas marinhas e ainda trouxe a possibilidade de transformar os resíduos recicláveis em instrumentos musicais. “Vimos na própria peça teatral, onde a sonoplastia partiu de instrumentos feitos com pratos descartáveis imitando o som do mar, o violão feito a partir de uma forma de pudim, canos de PVC, bambu e palitos de churrasco que também deram tom musical no espetáculo”, explica.

O teatro também promoveu igualdade e equidade com a participação da interprete da Língua Brasileira dos Sinais (Libras).

Os alunos da Apae de Tubarão Maria Nazaré Nunes, de 50 anos, e Carlos Eduardo, de 22 anos, ambos com deficiência intelectual, ficaram encantados com as encenações e músicas durante a apresentação e relataram aos professores o sentimento de felicidade ao prestigiar o espetáculo. “Gostei bastante do teatro, queria que tivesse mais, foi muito legal, eu amei!”, declara Maria Nazaré. “Gostei muito da apresentação da Rendeira e a Tartaruga, foi muito legal”, reforça Carlos.

A professora de educação especial da Apae de Tubarão Sandra Regiona Brigido, acompanhou os alunos e debateu sobre a importância do tema em sala de aula. “Debatemos sobre o assunto em sala e os alunos aprenderam sobre a importância de cuidarmos do nosso planeta, a história foi muito bem contada. Precisamos de mais eventos como este, só temos a agradecer por esse momento tão especial”, diz a professora.





A rendeira e a tartaruga

O teatro contou a história da conexão entre uma rendeira e o ciclo de vida de uma tartaruga marinha. A rendeira, ao descobrir um ninho, auxilia a tartaruga a superar os perigos e a chegar ao mar. Passa o tempo e a rendeira reencontra sua amiga marinha, que agora está doente com o lixo do mar.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em uma colcha estendida, que está sendo bordada, um cavalete com almofada para renda de bilro, a atriz utiliza bonecos e música ao vivo para relatar os hábitos da rendeira, sua casa, suas rendas e seu marido pescador, e traz uma linda mensagem sobre compaixão e conscientização da reciclagem do lixo, através do exemplo da tartaruga marinha que adoece por comer resíduos plásticos. Uma história encantadora, cheia de poesia e música para todas as idades. A apresentação aberta aos estudantes contou com o financiamento e execução por meio de recursos do governo federal pela lei Paulo Gustavo.



   

Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApphttps://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J


Fonte: Divulgação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.