Governador Carlos Moisés, visitou o local nesta quinta-feira (29)
A dois dias do fim de seu mandato de governador de Santa Catarina, Carlos Moisés visitou as instalações do Centro de Inovação em Tubarão, o Sigma Park, nesta quinta-feira (29). A visita ocorreu por volta das 15h. O prefeito de Tubarão, Joares Carlos Ponticelli, secretários municipais e do Estado também participaram do encontro.
O local será gerido pelo Instituto Rota Sul de Inovação e Tecnologia, presidido pela Associação Empresarial de Tubarão (Acit), Associação de Jovens Empreendedores de Tubarão (Ajet) e a Fundação Unisul. De acordo com o diretor do Instituto Rota Sul de Inovação e Tecnologia Gean Carlo de Bom, o Sigma Park será um local de grande fomento. " Tenho certeza que a tecnologia e inovação de Tubarão e a região da Amurel viverá uma nova história. Esse espaço vai fomentar, vai criar e ajudar. Estamos com 80% do espaço locados (intenções). Já poderia estar em 100%. Vamos fazer o nosso melhor para ser o melhor centro", pontua.
Os editais serão lançados no início de janeiro, com expectativa das operações sendo iniciadas a partir de março. “É uma década de luta por essa obra que chega ao fim. Temos uma expectativa de ocupação de quase 100%, o que demonstra o quanto esse equipamento vai ser transformador para Tubarão e região, pois a área de tecnologia e inovação está crescendo muito e Santa Catarina é referência nessa área. Já temos uma grande energia de inovação em Tubarão, agora com o Sigma Park esse movimento será ainda mais forte”, ressalta Ponticelli.
O Centro de Inovação foi concebido em Tubarão, em 2012 e com início das obras em 2014, os investimentos chegaram a R$ 12 milhões com recursos do Governo do Estado e uma contrapartida da prefeitura de Tubarão. “Viemos fazer uma visita a essa obra que está com 99% da sua estrutura concluída e perceber as mudanças que aconteceram desde o início do nosso governo. Era uma obra que estava praticamente parada, que vinha se arrastando e nós conseguimos acelerar. Esse empreendimento vai fazer a sinapse, a conexão com outras regiões de Santa Catarina na inovação e tecnologia. É um grande instrumento para o desenvolvimento”, explana Carlos Moisés.
Atualmente o Estado possui nove Centros de Inovação em operação, de um total de 15, que fazem parte da Rede Catarinense de Centros. Em fase de conclusão está o da Cidade Azul e em obras Rio do Sul, Criciúma, Brusque, Itajaí, São Bento do Sul. Os habitats atuam em duas frentes: gerar novos negócios inovadores com alto potencial de crescimento e ajudar as empresas estabelecidas a inovar. “Esse Centro consolida o que chamamos de representação do nosso sistema de inovação, que é formado pelos mais diversos agentes. Não é um condomínio empresarial, mas um ambiente de geração de inovação. O Sigma Park, é importante ressaltar, está localizado em Tubarão, mas é um instrumento de toda a região”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação Giovani Bernardo.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do Whahttps://chat.whatsapp.com/D6viKGflQYZDKPfBnerR0K