Prefeitura espera receber cerca de 15 mil visitantes no Horto da Saudade e no cemitério Central
Foto: Isabel Silva
Com a chegada do Dia de Finados, celebrado neste domingo (2), a movimentação nos cemitérios de Tubarão deve aumentar consideravelmente. Para receber os visitantes, a Prefeitura intensificou os serviços de limpeza e roçagem nos dois cemitérios que são de responsabilidade do município: o Horto da Saudade e o Cemitério Central.
Segundo o secretário de Serviços Públicos e Zeladoria, Jó Kruger, os trabalhos de manutenção são realizados mensalmente, mas receberam atenção especial nesta semana.
“Estamos fazendo as manutenções que já são feitas mensalmente e agora reforçando às vésperas do dia dos finados. A partir desta sexta-feira, os cemitérios funcionam das 7h às 18h30, e o portão fecha para entrada de veículos. O espaço segue aberto até as 20h para visitação”, explicou o secretário.
A estimativa da administração municipal é que cerca de 15 mil pessoas passem pelos dois cemitérios durante o feriado. Para garantir mais conforto e segurança, haverá contentores de lixo, suporte de equipes administrativas e banheiros disponíveis ao público.
Atenção redobrada contra a dengue
Além da limpeza, a Prefeitura também reforça o alerta para a prevenção à dengue, já que o uso de vasos e flores pode favorecer o acúmulo de água, ambiente ideal para a reprodução do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O coordenador do Núcleo de Combate à Endemias, Hélio de Oliveira Júnior, destacou que a fiscalização será feita após o feriado, com o objetivo de avaliar o comportamento da população quanto aos cuidados de prevenção.
"Como os nossos agentes já vão a campo e fazem essa visitação nos cemitérios a cada 14 dias e já tem esse controle durante o ano, nós agora queremos fazer diferente este ano, queremos ver como vai ficar a situação pós-finados. A gente quer saber como que a população está se comportando com todas essas situações de focos elevados, número de pacientes. Divulgamos muito essa questão dos cuidados, queremos ver o que a população está conseguindo absorver dessas informações”, afirmou.
Hélio reforça ainda que os visitantes devem evitar o acúmulo de água e o descarte incorreto de resíduos.
“Pedimos que as pessoas deixem apenas os vasos, retirem os arranjos plásticos e escolham recipientes com furos para evitar o acúmulo de água. Embora não haja foco de dengue nos cemitérios de Tubarão, a prevenção é essencial”, alertou.
A Prefeitura também pede colaboração e respeito aos espaços públicos, lembrando que as equipes estarão nos locais durante todo o fim de semana para orientar e prestar apoio aos visitantes.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.