Sexta-feira, 12 de junho de 2026
Buscar
Fechar [x]
GERAL
11/06/2026 18h15
Por: Redação

Capivari de Baixo recolhe mais 15 toneladas de pneus inservíveis e chega a quase 50 toneladas descartadas corretamente

Município realiza quarto recolhimento do ano; material é triturado e transformado em matéria-prima para novos produtos

Foto: Divulgação PMCB

A Prefeitura de Capivari de Baixo entregou nesta quinta-feira (11) mais 15 toneladas de pneus inservíveis a uma empresa credenciada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, por meio do programa Penso, Logo Destino.



É o quarto recolhimento realizado no município em 2026, o anterior aconteceu no dia 3 de junho, com 10 toneladas. No total, quase 50 toneladas de pneus foram descartadas corretamente neste ano.



O material recolhido passa por um processo de reciclagem mecânica que envolve trituração, laminação e moagem para separar os componentes do pneu, como borracha, aço e fibra. O resultado vira matéria-prima para a fabricação de novos produtos. A destinação correta é especialmente importante porque o pneu leva entre 500 e 600 anos para se decompor no meio ambiente.



Quem quiser descartar pneus pode levar o material ao Ponto de Entrega Voluntária, localizado nos fundos do antigo Recreio do Trabalhador, com entrada pela Rua João Ernesto Ramos. O ponto funciona às terças-feiras, das 8h às 11h30.





 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 



Além dos pneus, Capivari de Baixo também recolhe outros materiais. Eletroeletrônicos podem ser entregues no Ginásio Municipal Poliesportivo Juan Manuel dos Santos, no Centro, das 7h às 13h, ou no Pronto Atendimento, na Rua Tarcísio Vilela, 1450, no bairro Caçador, das 7h às 24h.



Pilhas e baterias têm pontos de coleta no Ginásio Municipal, nas escolas municipais, nos centros de educação infantil, nas unidades básicas de saúde, na Vigilância em Saúde, no Pronto Atendimento e na Prefeitura. Já as lâmpadas podem ser descartadas na Câmara de Vereadores, das 8h às 18h.



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.