O concerto da série ‘Música no Tempo’ chega dia 29 de setembro, sexta-feira, às 20h, no Cine Teatro Mussi
O concerto da série ‘Música no Tempo’ chega dia 29 de setembro, sexta-feira, às 20h, no Cine Teatro Mussi de Laguna com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo canal oficial no YouTube.
A orquestra apresenta obras de compositores referência de seus períodos históricos da música erudita, e ainda, muito pop rock e músicas de cinema.
A música de concerto foi se transformando ao longo do tempo. A complexa polifonia predominante do período Barroco, vem a reação em forma de simplicidade no Classicismo, que por sua vez, dá lugar ao virtuosismo e ao individualismo dos compositores Românticos.
Surgem neste momento as grandes orquestras, surge o músico profissional. No início do séc. XX inaugura-se o Modernismo. Irrompem os movimentos nacionalistas como uma vertente presente em diversos países, inclusive no Brasil. Na época atual, as orquestras demonstram sua versatilidade apresentando obras de gêneros musicais antes inimagináveis para um repertório tradicional como os arranjos de música Pop e de Rock.
Desta maneira, o repertório apresenta obras em ordem cronológica de criação, iniciando com Tchaikovsky, o “Czar” das melodias, compositor russo representante do período Romântico. Em seguida, as obras “Suíte Antiga” de Alberto Nepomuceno, um dos grandes representantes do nacionalismo musical no Brasil e as “Danças Folclóricas Romenas” de Béla Bartók. Este, um compositor húngaro que buscou no folclore romeno da cidade da Transilvânia, sete danças características em que imprime uma nova roupagem moderna, trazendo-as para as salas de concerto de forma magistral.
São danças com duração média de 1 minuto e podemos sentir o sabor da música cigana. Os grandes compositores das valsas vienenses estão presentes com o “Pizzicato Polka” de Strauss, uma obra inusitada com cara de brincadeira que vai encantar a todos com certeza. Para finalizar, as interpretações de Pop Rock de Kansas, The Beatles, Michael Jackson, Camila Cabello, Coldplay, Queen e as Trilhas de Cinema, que incluem os temas de Amor, Sublime Amor (West Side Story) e Nasce Uma Estrela.
O evento conta com medidas de acessibilidade para o acesso, vídeo introdutório com audiodescrição por Voz da Visão e intérprete de Libras da AcessiLibras.
Este projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e conta com o patrocínio da Casan, Bistek Supermercados, Usipe, Mademil e Imbralit por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio: Prefeitura de Nova Veneza e Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Associação Empresarial de Criciúma – ACIC, SG2 digital, Canguru Embalagens, Metalúrgica Spillere, Tintas Farben, Imepel, Librelato e Prefeitura de Laguna por meio da Fundação Lagunense de Cultura. Realização: Associação Cultural Camerata di Venezia, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Serviço:
Concerto Música no Tempo
Data: 29 setembro, sexta-feira 20h
Local: Cine Teatro Mussi
Entrada Gratuita
Evento com medidas de acessibilidade
Concerto presencial e com transmissão ao vivo em youtube.com/@cameratadivenezia
Mais informações em cameratadivenezia.com.br
Temporada 2023
O projeto “Camerata di Venezia – Temporada de Concertos 2023” iniciou em abril e vai até dezembro, e prevê 20 concertos com entrada gratuita e transmissão ao vivo, divididos em 10 concertos em Nova Veneza e mais 10 em cidades vizinhas da região sul do estado de Santa Catarina. O objetivo é dar acesso à música erudita e criar o hábito da apreciação ao vivo, a fim de suprir a carência desse tipo de atividade na região. Os concertos contam com a direção artística e regência de Luiz Fernando São Thiago.
Orquestra Camerata di Venezia
A Camerata é uma orquestra de cordas sediada na cidade de Nova Veneza, localizada ao sul do estado de Santa Catarina. Como instituição cultural, proporciona à comunidade o contato com a música orquestral, mais conhecida como música “clássica” ou música de “concerto”. Os músicos são naturais da região e por mais de 10 anos o desenvolvimento técnico e artístico permitiu a este grupo tornar-se uma orquestra profissional e permanente. Em 2017, os concertos profissionais ganham grande aceitação de público e crítica. Em 2019 vem o primeiro lugar no edital de Incentivo à Cultura Elisabete Anderle do Governo do estado de Santa Catarina. Em 2020 e 2021 foi contemplado com a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, para turnês pela região sul do estado.
Moisés de Souza, idealizador e fundador da orquestra, iniciou seus estudos de violino entre os anos 1998 e 1999. Foi aluno do maestro Antônio Luiz Urnau e posteriormente com a violinista Isabela Köenig. A partir do ano 2002 passou a fazer aulas com o professor Luiz Fernando São Thiago, com quem segue se aprimorando.
Programa:
TCHAIKOVSKY | Andante Cantabile de Op. 11
NEPOMUCENO | Suíte Antiga
I. Minueto/Trio
II. Ária
III. Rigaudon
BARTÓK | Danças Folclóricas Romenas para orquestra de cordas
I. Jocul cu bâtă (Dança do bastão): Allegro moderato
II. Brâul (Dança da faixa): Allegro
III. Pe loc (Em um ponto): Andante
IV. Buciumeana (Dança de Bucsum): Moderato
V. Poarga Românească (Polca romena): Allegro
VI. / VII. Mărunțel (Dança rápida): Allegro/Più allegro
J. STRAUSS II | Pizzicato Polka
Pop Rock e Trilhas de Cinema
The Beatles | Yesterday, Eleanor Rigby e Hey Jude
Kansas | Dust in the Wind
Michael Jackson | Thriller
Amor, Sublime Amor (West Side Story): The Dance at the Gym: Mambo
Camila Cabello | Havana
Tema de Nasce Uma Estrela: Shallow
Coldplay | Clocks
Queen | The Best of Queen
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J