Temperaturas podem chegar a quase 40°C e instabilidade deve se manter até o Carnaval
Foto: Jonatã Rocha / SECOM GOVSC
Santa Catarina enfrenta, ao longo desta semana, um período de calor intenso combinado com temporais típicos de verão. As temperaturas sobem de forma significativa durante as tardes e o abafamento persiste mesmo à noite e na madrugada, com máximas que se aproximam dos 35°C em diversas regiões do estado.
Entre esta segunda-feira (9) e terça-feira (10), o calor mais forte se concentra no Grande Oeste, onde os termômetros variam entre 32°C e 35°C. Nas demais regiões, como Meio-Oeste, Planaltos e Litoral, as máximas ficam entre 27°C e 32°C. Nesses dias, há previsão de temporais isolados, principalmente entre a tarde e a noite, com maior probabilidade no Litoral Sul e na Grande Florianópolis Serrana. Apesar de pontuais, as chuvas podem ser acompanhadas de raios, ventos fortes e precipitação intensa em curto período.
A partir de quarta-feira (11), o calor ganha ainda mais força em todo o território catarinense. Até quinta-feira (12), as temperaturas devem variar entre 33°C e 36°C, podendo alcançar 37°C a 38°C em áreas do Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí. O calor associado à alta umidade mantém o risco de temporais isolados, especialmente do Meio-Oeste ao Litoral.
Na sexta-feira (13), a aproximação de uma frente fria aumenta a instabilidade em todas as regiões do estado, com destaque para os Planaltos e o Litoral. Mesmo com a mudança no tempo, as temperaturas seguem elevadas, e os temporais podem vir acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas e rajadas de vento.
Tendência para o Carnaval
Durante os primeiros dias do Carnaval, o tempo instável deve continuar. No sábado (14) e no domingo (15), a previsão indica a ocorrência de temporais de verão entre a tarde e a noite, com possibilidade de chuva forte, ventos, raios e eventual queda de granizo. As instabilidades mais intensas devem se concentrar entre os Planaltos e o Litoral, influenciadas pela frente fria que atua pelo mar.
Esse sistema contribui para uma leve queda nas temperaturas nos Planaltos, Vale do Itajaí e áreas litorâneas. Já no Grande Oeste, o calor persiste, com máximas ainda próximas dos 30°C.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.