Sete dessas datas vão cair em segundas ou sextas-feiras
Foto: Reprodução
O calendário brasileiro em 2026 contará com nove feriados nacionais caindo em dias úteis, um dos cenários mais favoráveis dos últimos anos para quem pretende planejar folgas prolongadas.
Sete dessas datas vão cair em segundas ou sextas-feiras, o que facilita a formação de feriadões sem a necessidade de folgas adicionais. É o caso, por exemplo, do Dia do Trabalho (sexta-feira, 1º de maio) e da Independência do Brasil (segunda-feira, 7 de setembro).
Outros feriados, como a Confraternização Universal (quinta-feira, 1º de janeiro) e Tiradentes (terça-feira, 21 de abril), podem ser estendidos com a inclusão de um dia de descanso extra. Nesse cenário, até nove feriados nacionais poderão se transformar em feriadões ao longo do ano.
Além dos feriados, os pontos facultativos também pesam na conta. Datas como Carnaval (16 a 18 de fevereiro) e Corpus Christi (4 de junho) não são feriados nacionais, mas costumam ser considerados na prática como folga em grande parte dos estados e municípios. Somados, eles aumentam ainda mais as chances de períodos prolongados de descanso.
A portaria oficial com os pontos facultativos de 2026 ainda será divulgada pelo governo federal.
Feriados nacionais em 2026
- 1º de janeiro (quinta-feira): Confraternização Universal
- 16, 17 e 18 de fevereiro (segunda, terça e quarta): Carnaval (ponto facultativo)
- 3 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo
- 21 de abril (terça-feira): Tiradentes
- 1º de maio (sexta-feira): Dia do Trabalho
- 4 de junho (quinta-feira): Corpus
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp. Entre aqui.