Procure sempre banhar-se em locais onde há a presença dos guarda-vidas
Em Laguna, com o início da operação veraneio agora em dezembro, há 14 postos guarda-vidas ativados. É importante lembrar, que há também áreas desguarnecidas, e que portanto requerem mais atenção da população. Nestes locais, a corporação instalou várias placas de sinalização para ciência e alerta aos banhistas
Ano passado a corporação não teve nenhum óbito em área guarnecida. A única morte foi registrada na lagoa de Cabeçuda, onde uma criança de dois anos se afogou.
Este ano, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina conta com uma ferramenta de informações, o aplicativo de celular, Praia Segura.
O aplicativo informa as praias com riscos de afogamento, presença de águas-vivas, postos de guarda-vidas, mar de ressaca, balneabilidade e locais que contam com o Projeto Praia Acessível.
Para a operação veraneio deste ano, os bombeiros da cidade juliana contam com 50 guarda-vidas nos pontos que vão de Itapirubá Sul até a praia do Cardoso no Farol de Santa Marta. Eles estão equipados com duas moto aquáticas, dois quadriciclos e duas viaturas.