Terça, 22 de junho de 2021
Buscar
Fechar [x]
GERAL
19/12/2020 21h28

Banda Carlos Gomes, de Laguna, promove amanhã (20) evento In Concert Natalino

Do Cine Mussi, a apresentação promete aquecer o coração de todos. A banda mais antiga do Brasil em atividade, com 138 anos de história, também revela uma linda trajetória familiar

Há oito anos promovendo o “In Concert Natalino” e sentindo o calor do público, a Banda Carlos Gomes, de Laguna, também teve que enfrentar os desafios da pandemia da Covid-19. Mesmo de longe, mas com a necessidade de não deixar de fora um evento de tamanha grandiosidade, uma live será transmitida amanhã (20) a partir das 14h.  

A atração repleta de música e arte que encanta pessoas de todos os gêneros e idades, e se tornou um sucesso na cidade, poderá ser prestigiada por meio do Youtbe (https://youtu.be/Zj7-fsVBJW8). Do Cine Mussi, um show com cerca de uma hora duração promete aquecer o coração de todos em meio a esse atual momento.


O evento natalino ainda não completou uma década, porém a banda é a mais antiga do Brasil em atividade, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em SC (IPHAN), com 138 anos de história.


Com uma linda caminhada que representa a cultura do município, ainda existe por trás de tudo isso uma valiosa tradição familiar. “Meu pai está muito ansioso, nervoso. Ele sempre foi muito exigente, quer tudo perfeito, nos mínimos detalhes. Aliás, estamos todos ainda mais apreensivos diante de toda essa mudança. Tivemos que nos adequar e seguir todos os protocolos exigidos. É tudo muito diferente”, conta a presidente da banda, Bianca Silva de Oliveira Vieira.


Seu pai é o reconhecido maestro da banda, Deroci de Oliveira, de 76 anos. Um homem que se dedicou uma vida inteira ao talento da música e da Carlos Gomes. Como maestro, há 25 anos. “Mas ele começou na banda quando tinha somente 8 anos e até hoje segura como um aprendiz, entusiasmado. Toca vários instrumentos, trombone, sax, e por aí vai. É a sua vida”, emociona-se Bianca.

E antes dele, outros se dedicaram à tradicional Carlos Gomes sempre na parte musical. “Tudo começou com meu bisavô Antônio Orige. Depois foi o meu avô Manoel Juvêncio Fernandes, que passou para o meu pai. Meu avô foi maestro quando a banda se chamava Santa Cecília, lá em Pescaria Brava. E hoje, meu filho, meu irmão, meu sobrinho, todos fazem parte”, orgulha-se a presidente.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A história

Com sede em Laguna (SC), a banda foi fundada no dia 8 de abril de 1882 surgindo exatamente em plena campanha abolicionista, quando já sancionada a Lei do Ventre Livre, como Sociedade Musical “Santa Cecília”. 



Foi denominada “13 de Maio” após a assinatura da festejada abolição da escravatura. E em 1986, se transformou em Sociedade Musical “Carlos Gomes”, nome que até hoje conserva em homenagem ao genial mestre que tanto elevou a Pátria nos acordes do magistral “Guarani”.


Atualmente

A banda tem como foco promover festividades em sua sede social e abrilhantar, quando convidada ou contratada, solenidades religiosas, patrióticas e as demais promovidas pela sociedade local.



Também atua na promoção da educação e no desenvolvimento da cultura, assim como no amparo social da coletividade, ministrando ensinamentos musicais por meio de um curso destinado a todos com idade mínima de 10 anos. O aluno não tem custos e tem à disposição o instrumento para desenvolver o seu aprendizado.



A Sociedade Musical Carlos Gomes é reconhecida de utilidade pública estadual (Lei nº 1484, de 23 de maio de 1956) e municipal (Lei nº 13/69, de 06 de agosto de 1969). Está devidamente registrada no Conselho Nacional do Serviço Social do Ministério da Educação e Cultura sob o nº 223.312/79 e na FUNARTE – Fundação Nacional da Arte.



Em 15 de dezembro de 2002 lançou, com o apoio do Governo do Estado, a sua primeira gravação: um CD contendo 11 faixas, totalmente realizado em Laguna por profissionais da cidade. 

Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia