Programa visa garantir segurança alimentar a famílias vulneráveis e entidades
O Programa Banco de Alimentos, criado em abril de 2023, recebeu quase 8 toneladas de alimentos hortifrutigranjeiros do Ceasa de Tubarão nos últimos oito meses. A iniciativa, uma articulação do Governo do Estado por meio das Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa/SC) - Unidade Litoral Sul de Tubarão, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA), tem como objetivo garantir a segurança alimentar de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.
De outubro de 2023 a junho de 2024, produtores rurais e boxistas da Ceasa de Tubarão doaram 7.796 quilos de alimentos. Esses produtos, que apresentavam pequenos defeitos como manchas ou machucados, não são aceitos pelos supermercados, mas estão aptos para consumo. As doações beneficiaram aproximadamente 784 pessoas por mês, atendidas por cinco entidades sem fins lucrativos cadastradas no Ceasa e na Secretaria de Desenvolvimento Social.
Os principais doadores foram Leandro Roberto de Souza, Ricardone de Souza Neto, Cid Meurer, Fabrício Scriminn, Ramon Martiolo Bressan e Fabiano Mendes. Quem deseja contribuir, mesmo sem ser agricultor, pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social na Rua São Manoel, 140, Centro – Casa da Cidadania.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J