O animal estava na faixa de areia
Foi encontrada na tarde de ontem (26), uma baleia macho da espécie bryde encalhada e morta na Praia do Rosa, em Imbituba. A informação foi divulgada pelo Instituto Australis, que foi acionado para atender a ocorrência, juntamente com o Protocolo de Encalhes e Emalhes da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca.
A baleia-de-bryde, uma espécie que pode atingir até 15,5 metros de comprimento e pesar até 26 toneladas quando adulta, é relativamente costeira, sendo avistada ocasionalmente no litoral brasileiro. De acordo com Karina Groch, coordenadora do ProFRANCA, o caso será estudado com uma equipe mobilizada para entender as causas do encalhe. "As baleias de bryde são relativamente costeiras e já foram avistadas algumas vezes em nosso litoral", explicou.
O animal foi encontrado na área monitorada pelo Trecho 2 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, de responsabilidade do Instituto Australis, que se dedica ao estudo de baleias no litoral brasileiro. A necropsia será realizada pelo Laboratório de Zoologia da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) de Laguna, com o objetivo de investigar as causas da morte.
Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J