Segunda, 27 de maio de 2024
Buscar
Fechar [x]
GERAL
15/01/2024 11h20

Atores da Tomada de Laguna visitam pontos turísticos e históricos

Os atores Thaís Melchior e Miguel Coelho interpretarão Anita e Giuseppe Garibaldi.

Depois da apresentação ao público como os protagonistas da Tomada de Laguna 2024, os atores Thaís Melchior e Miguel Coelho aproveitaram para conhecer in loco os pontos turísticos de Laguna e os locais históricos que marcaram a vida de Anita e Giuseppe Garibaldi. Os artistas registraram muitas fotografias e gravaram um vídeo na Fonte da Carioca, mantendo um ritual que os turistas praticam quando visitam a cidade.

“Quem bebe da água da Carioca sempre volta à Laguna”, diz o famoso ditado popular lagunense que denota o carinho da população com a fonte construída em 1863 que se transformou em um dos pontos turísticos mais importantes para a cidade.

Thaís Melchior e Miguel Coelho cumpriram o ritual: beberam três vezes da fonte e jogaram água para trás, simbolizando o desejo de voltar à Laguna em outras oportunidades.




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O tour pela cidade Juliana contemplou um passeio pelos lugares históricos, como a Ponta da Barra, que no passado era conhecida como Canasvieiras. Foi lá que Anita e Giusepe se apaixonaram e teve início uma história de amor e lutas pela libertação. “Tu devi esseri mia”, disse neste contexto em italiano Giuseppe Garibaldi, traduzido como “tu serás minha”.

Os atores continuaram o passeio no morro da Glória e do mirante puderam observar o canal por onde Garibaldi chegou para tomar a cidade de Laguna e proclamar a República Catarinense em 1839. 

Laguna possui diversos pontos turísticos associados à vida da heroína catarinense, como a monumental Ponte Anita Garibaldi, a casa onde ela se preparou para o primeiro casamento e o Museu Histórico Anita Garibaldi, construção que data de 1735, que é um dos monumentos mais antigos do sul do Brasil.

A teatralização da Tomada de Laguna está baseada nos fatos reais que aconteceram em 22 de julho de 1839 no mesmo local da encenação, contando parte dos feitos e batalhas que culminaram com a proclamação da Republica Catarinense, a derrota das forças do Império, a história de Anita Garibaldi, seus ideais, lutas e o encontro que a uniu ao italiano Giusepe. 

O roteiro do maior espetáculo épico ao ar livre do Sul do país que conseguiu colocar Laguna em destaque nacional e internacional foi desenvolvido pelo historiador Adilcio Cardorin, que cedeu os direitos ao Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita).

Os ingressos podem ser adquirido on-line no site https://tomadadelaguna.com.br/ onde é possível escolher as apresentações entre os dias 14 e 30 de março, já que o primeiro dia, 13, está reservado para uma ação solidária.

A Tomada de Laguna 2024 é uma realização do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), com patrocínio da Celesc e apoio do Governo do Estado, Fundação Catarinense de Cultura e Prefeitura de Laguna.



 



Receba as principais informações do portal em nosso grupo de leitores do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GFBj961lXAC5HR6GTjhg4J


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.