Concessionária Zurich Airport Brasil informou que a Azul e Latam enfrentam instabilidades nos sistemas e check-in é feito de forma manual
O aeroporto Internacional de Florianópolis amanheceu com filas gigantes e problemas nos serviços digitais na manhã desta sexta-feira (19), dia em que há o registro de um apagão cibernético pelo mundo. Em nota, a Zurich Airport Brasil, concessionária que opera a estrutura, informou que as empresas aéreas Azul e Latam enfrentam instabilidades.
A demora para despachar malas chegou a superar uma hora, relatou o passageiro André Kirsten, que junto da família parte da capital de Santa Catarina e têm como destino final Berlim, na Alemanha.
"Estamos há quase uma hora aqui e acho que vai mais uma hora para fazer o check-in", disse. "Eu nunca tinha visto essa movimentação, até perguntei para o pessoal e isso não é normal", diz o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Fábio Feijó, treinador de tênis que está viajando com sua equipe com destino a Uberlândia (MG), conta que chegou ao aeroporto de Florianópolis por volta das 5h.
Apesar de ter feito o check-in com sucesso de forma digital, ele estava aguardando há cerca de 40 minutos para despachar a bagagem.
"A gente foi fazer o despacho das bagagens nos totens e viu que não estavam funcionando. Conversamos com uma atendente na Latam, que nos orientou a entrar na fila. De lá para cá, estamos esperando para fazer o despacho das bagagens", disse.
Conforme a concessionária que administra o aeroporto da capital, as companhias aéreas Azul e Latam estão realizando os processos de check-in, etiquetagem de bagagem e embarque de forma manual, o que aumenta o tempo desses procedimentos e pode ocasionar atrasos.
"Orientamos os passageiros que cheguem mais cedo no aeroporto. Mais informações podem ser obtidas com as cias aéreas", comunicou a concessionária.
Em nota, a Azul Linhas Aéreas informou que "devido intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais". A orientação para o passageiro que tem voo nesta sexta e não conseguiu realizar o check in é chegar mais cedo e se dirigir ao balcão de atendimento da companhia.
A Latam afirmou nas redes sociais que "até o momento, a operação não foi impactada diante da queda massiva de sistemas relacionados à Microsoft em nível mundial". Foi recomendado aos passageiros que verifiquem o estado dos voos preventivamente.
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