Sábado, 18 de setembro de 2021
Buscar
Fechar [x]
GERAL
29/01/2021 10h27

Após anúncio de programa de desligamento incentivado, funcionários do Banco do Brasil fazem paralisação em Santa Catarina

Na região sul, funcionários optaram por não aderir ao protesto por medo de retaliações

Os funcionários do Banco do Brasil (BB) realizam um protesto nesta sexta-feira (29), com a paralização das atividades por 24 horas. As assembleias que decidiram pela greve foram feitas por bases sindicais, mas o movimento é nacional. Em Santa Catarina há 284 agências do Banco do Brasil. Em Florianópolis as agências estão fechadas.



As atividades serão paralisadas em protesto ao anúncio de diversas mudanças por parte da direção do Banco do Brasil. Entre essas ações estariam a extinção de funções, demissão de funcionários, além do fechamento de diversas agências.



No último dia 11 de janeiro, o BB anunciou dois programas de desligamento incentivado. De acordo com a instituição, o Programa de Adequação de Quadros (PAQ) tem o objetivo de ajustar a força de trabalho do banco, mudando empregados de setores com excesso de pessoal para outros com vagas disponíveis. Os empregados poderão fazer movimentações laterais e também optar pelo desligamento. Medidas como devolução e venda de prédios corporativos, bem como novo plano de cargos e salários também já foram adotadas pelo banco.




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em algumas cidades de Santa Catarina, funcionários optaram por não aderir ao protesto. De acordo com o presidente do Sindicado dos Bancários de Tubarão e região, Armando Machado Filho, em Tubarão foi feita uma consulta informal aos funcionários do banco, que constatou que não haveria adesão suficiente para a paralisação, além do receio  dos funcionários de retaliação por parte do BB.



Então, foi decidido em reunião na quarta-feira (27) com a diretoria da Confederação (Contec), que a melhor opção para o problema é o ajuizamento de algumas ações na justiça contra esta restruturação implantada pelo BB. São elas:


- Ação contra a desgratificação dos caixas


- Ação contra as transferências dos funcionários eventualmente transferidos por conta da restruturação



Os sindicatos de Joinville, Lages, Tubarão, Jaraguá do Sul, Araranguá, Laguna, Criciúma, Canoinhas, Porto União, Rio do Sul, Mafra, São Bento do Sul, Brusque, Rio do Sul e outras cidades abrirão normalmente nesta sexta-feira. 

Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.