Terça, 21 de maio de 2024
Buscar
Fechar [x]
GERAL
21/04/2024 08h40

21 de abril: Quem foi Tiradentes? Conheça sua história

Joaquim José da Silva Javier era um dos participantes da inconfidência mineira.

Hoje, dia 21 de abril, é celebrado o feriado nacional de Tiradentes. Joaquim José da Silva Javier, famoso por ter sido um dos participantes da inconfidência mineira e o único entre eles a receber a pena capital, ou seja, pena de morte pela forca.

Nascido em 12 de novembro de 1746, na então capitania de Minas Gerais, durante o Brasil Colonial, Joaquim José desempenhou diversas profissões, entre elas, dentista amador, por isso apelidado de Tiradentes.

Além de dentista, ele tentou a sorte como tropeiro, mineiro e até mascate, porém, fracassou em todas. Segundo o historiador Alexandre de Medeiros Motta, a única profissão que lhe rendeu estabilidade foi a de alferes, patente abaixo da de tenente, onde ele atuava na cavalaria de dragões reais, força militar atuante na capitania de Minas Gerais, subordinada à coroa portuguesa.

“O motivo principal que animou Tiradentes e outros envolvidos na inconfidência mineira, foi agir contra o governo de Visconde de Barbacena e o império portugues. A revolta foi devido a constante retirada das riquezas da região por meio de impostos excessivos do ouro produzido pela capitania de Minas Gerais. A coroa portuguesa cobrava o quinto, isso era equivalente a 20% do total extraído”, explicou Alexandre.



 


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda segundo o historiador, Joaquim José, era o mais exaltado entre os 10 participantes, ele divulgava as ideias publicamente, também era o menos favorecido, os demais eram padres, fazendeiros e mineiros.

“Talvez pela sua condição, ele tenha sido escolhido para ir à forca”.

Seu maior desejo era proclamar a república em Minas Gerais, quando na época ainda era Império.

“Deixando claro que a inconfidência mineira não foi uma revolta popular, foi um movimento de elite, tendo como motivo principal o econômico, a exploração do ouro em função do quinto”.

Alexandre ainda destaca que a figura de Tiradentes até a proclamação da república, em 1889, estava esquecida

“Ele começou a ser divulgado como herói apenas a partir disso, eles precisavam construir heróis que dessem alguma validade histórica para o republicanismo no Brasil. Sendo assim, hoje, Tiradentes, é uma das figuras mais conhecidas”.



 





Historiador Alexandre de Medeiros Motta


Fonte: Redação
Hora Hiper

Tubarão / SC
Avenida Marcolino Martins Cabral, 1788, Edifício Minas Center, Sala 507, 88705-000, Vila Moema
(48) 3626-8001 (48) 98818-2057
Braço do Norte / SC
Rua Raulino Horn, 305, 88750-000, Centro
(48) 3626-8000 (48) 98818-1037
Hora Hiper © 2020. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.